Projeto piloto da Alvesp com marca chinesa quer agilizar negócios e minimizar desconfianças quanto aos veículos seminovos
Por Fernando Miragaya
O mercado de carros elétricos usados gera ainda muitas dúvidas, mas principalmente receio, por parte de compadres e vendedores. Na tentativa de agilizar os negócios e garantir rentabilidade nesse segmento, os lojistas de veículos de São Paulo firmaram parceria com a chinesa BYD.
O acordo da montadora chinesa com a Associação dos Lojistas de Veículos do estado (Alvesp) e o Sindicato do Comércio Varejista de Veículos Automotores Usados paulista (Sindiauto) prevê a certificação de elétricos seminovos.
SAIBA MAIS:
– Os carros elétricos mais vendidos… e usados
– Preço médio dos carros elétricos dispara
Desta forma, quando uma agência de veículos receber um carro eclético ou híbrido seminovo poderá acionar a rede de concessionárias da BYD. O distribuidor da marca chinesa, então, fará uma inspeção no modelo conforme diretrizes da própria montadora e emitirá um certificado.
“Com esse processo de homologação da BYD, o lojista poderá comprar aquele carro com tranquilidade. Esse acordo vai alçar uma grande segurança comercial para o setor”, afirma Alcides Parmejano, diretor da Alvesp/Sindiauto.
Certificação do usado elétrico pode alavancar negócios
O sistema, segundo a Alvesp, dará mais transparência aos negócios e tranquilidade aos lojistas. Isso porque há muito receio por parte de estabelecimentos em absorver carros elétricos nos negócios justamente por questões do estado da bateria daquele veículo.
Falta ainda mão de obra para fazer verificações técnicas desses elétricos e híbridos usados. Com isso, muitas vezes, a loja paga menos naquele usado elétrico oferecido como entrada na transação por não ter como atestar a condição de uso do veículo. O que pode desvalorizar o carro ou afugentar o cliente.
“Não é o consumidor quem vai peder a compra. É o lojista quem vai perder a venda”, diz Alcides.
O projeto piloto vai começar pela cidade de São Paulo e tem acompanhamento da matriz da fabricante na China e participação da Associação Brasileira dos Concessionários BYD (AssoBYD). A ideia é expandir esse processo de certificação de carros elétricos para o estado e todo o país.
“Acredito que essa parceria vai abrir espaço para outras oportunidades, com outras montadoras. É um caminho inevitável”, acredita o diretor da Alvesp.
Fonte: Automotive Business