“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Loja do Futuro abre as portas para a 2ª edição

Programa do Sincopeças-SP com Sebrae e FecomercioSP capacita micro e pequenas empresas do varejo de auto e motopeças

05/09/2025

Por Christiane Benassi

No próximo dia 9 de setembro, a Unidade do Sebrae no Centro de São Paulo irá receber o lançamento da 2ª edição do Programa Loja do Futuro. Realizado numa parceria entre o órgão do Sistema S, a FecomercioSP e o Sincopeças-SP, o programa tem como objetivo oferecer uma jornada prática de capacitação para micro e pequenas empresas do setor de autopeças e motopeças, promovendo o aumento do faturamento e o avanço da maturidade digital dos negócios.

Em sua primeira edição, o Loja do Futuro capacitou 74 empresas, sendo a grande maioria (68) no Estado de São Paulo. Houve também a participação de empresários de Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro e Sergipe. “Ao todo, participaram empresários do comércio de autopeças e motopeças de aproximadamente 30 municípios”, afirmou o consultor de negócios do Sebrae, Reginaldo Oliveira .

Na nova fase, a participação será restrita a micro e pequenas empresas, justamente o público-alvo da atuação do Sebrae. Segundo Oliveira, na primeira edição também houve espaço para os microempreendedores individuais (MEIs), que corresponderam a 31,08% dos concluintes.

“Já as médias e grandes empresas não poderão participar, uma vez que o Sebrae atua especificamente no atendimento a micro e pequenos negócios”, explicou. O consultor destacou que a limitação de perfil é uma medida de foco, e não de exclusão. Na prática, significa direcionar esforços para o segmento que mais precisa de apoio diante dos desafios de transformação do varejo automotivo.

Programa é estruturado em quatro eixos principais

Na segunda edição, o Loja do Futuro oferecerá uma jornada em três fases integradas, com soluções práticas, acompanhamento especializado e foco na expansão do faturamento e evolução da maturidade digital das empresas, tornando a versão de 2025 ainda mais enriquecida e relevante, conforme explica Reginaldo Oliveira, do Sebrae. A experiência anterior revelou demandas claras por parte dos empresários. Segundo o consultor, a principal dificuldade identificada entre os participantes foi realizar vendas por meio do comércio eletrônico. O aumento do faturamento em marketplaces e lojas virtuais surgiu como a maior necessidade do grupo.

“O programa foi estruturado em quatro eixos principais: inovação, digitalização, mercado e gestão. Juntos, eles concentraram as maiores demandas de atendimento, além de outras soluções sugeridas ao longo do processo”, relata Oliveira, complementando que o foco do conteúdo foi a principal razão pela qual o programa passou a se chamar ‘Loja do Futuro’ pouco depois de ter sido inaugurado com o nome de ‘Loja Legal’. “O termo ‘Loja Legal’ poderá ser utilizado em outras ações da parceria entre Sincopeças e Sebrae, sendo uma marca importante para o comércio de auto e motopeças. Já o Programa Loja do Futuro foi concebido para sinalizar ao comércio varejista a necessidade de olhar para o futuro, com foco em maturidade digital, inovação, mercado e gestão”.

Na primeira edição, os lojistas tiveram acesso a conteúdos que abordaram pilares fundamentais como inovação, digitalização, mercado e gestão. Mas, ao mesmo tempo, cada empresa pôde tratar de suas particularidades. Essa flexibilidade possibilitou a inclusão de temas adicionais como soluções tecnológicas, liderança, vendas e comportamento empreendedor.

“O programa é dinâmico e se adapta à realidade de cada negócio, respeitando suas particularidades”, observa Oliveira. Para ele, essa capacidade de adaptação é o que torna o Loja do Futuro mais robusto em sua segunda edição. O modelo de três fases, que inclui palestras, adesão com encontros temáticos e consultorias estratégicas, foi desenhado para responder diretamente às dores relatadas pelos empresários.

Além do escopo do próprio programa, Reginaldo Oliveira destaca que os empresários de autopeças e motopeças também podem acessar outras oportunidades oferecidas pelo Sebrae.

Entre elas, estão as Jornadas de Atendimento Estruturado dos Escritórios Regionais em São Paulo, que permitem o contato com soluções tecnológicas em parceria com Senai e Senac, participação no Programa Brasil Mais Produtivo – focado em ganhos de produtividade e faturamento –, ingresso no Seminário Empretec, voltado ao desenvolvimento de competências empreendedoras, além de consultorias específicas em áreas como marketing e finanças.

“Também é possível participar de feiras, rodadas de negócios e demais eventos que ampliam as possibilidades de inserção competitiva dos pequenos negócios”, destacou o consultor.

Outro aspecto destacado foi a diversidade de perfis atendidos na edição anterior. O programa contemplou desde empresas já mais avançadas no processo de digitalização até lojistas que ainda estavam dando os primeiros passos. Essa heterogeneidade, segundo Oliveira, ajudou a construir uma visão mais ampla sobre o setor e a desenhar soluções que conversam com diferentes níveis de maturidade.

Conheça o Cronograma da 2ª edição do Loja do Futuro

Fase 1 – Lançamento do Programa em evento presencial (9/09)

No dia do lançamento, o consultor de negócios do Sebrae-SP e especialista em Marketing, Vendas e Gestão de Negócios, Alexandre Giraldi, irá apresentar a palestra “O Futuro do Varejo: Como a Inteligência Artificial Pode Acelerar as Vendas”.
Na mesma ocasião, será apresentada a estrutura do programa e feito o convite aos empresários para a participação na Fase 2, que acontecerá a partir das 14h00 no Auditório da G&B Distribuidora, em Guarulhos,  parceiro estratégico da fase de adesão.

Fase 2 – Adesão ao Programa Loja do Futuro (9/09)

A fase de adesão ao programa será iniciada com um evento realizado na mesma data, às 14h, no Auditório da distribuidora G&B, em Guarulhos, que contará com duas palestras:

1: Simplifique: utilize a IA para otimizar seu tempo e melhorar seus resultados. A apresentação será focada no empresário (a) do segmento de auto e motopeças – com Vera Ruthofer, consultora do Sebrae-SP, especialista em gestão, marketing e inovação.

2: Alta performance em vendas: Estratégias para vender mais no mercado digital. A apresentação será focada no empresário (a) do segmento de auto e motopeças – com Luiz Praxedes, especialista em e-commerce e Marketplaces, CEO & Fundador da LHP Company.

Além disso, a programação também terá um Painel de Encerramento sobre tendência e desafios do aftermarket, networking e sorteios no final do evento.

Fase 3 – Consultorias Estratégicas (20 a 22  de outubro)

Depois de um amplo diagnóstico e atendimentos individuais, o programa passará à fase de consultorias estratégicas, cujo escopo se concentra em dois pilares específicos: desembocaram em dois pilares específicos:

  1. Planeje seu Negócio com Foco nos Resultados – Consultoria voltada para empresas que enfrentam desafios como ausência de planejamento, falta de metas e visão estratégica.
  2. Planeje a Gestão de Marketing Voltada para Resultados – Consultoria com técnicas para ampliar faturamento, expandir canais de venda, acessar novos mercados, aumentar o tíquete médio e fortalecer o relacionamento com o cliente.

A experiência de quem já participou

Para ter uma ideia do que os participantes da segunda edição do Loja do Futuro podem esperar, nada melhor do que conhecer detalhes da experiência de empreendedores que concluíram a etapa anterior do programa.

Uma das participantes foi Lilian Santos, sócia da Sorriso Moto Peças, localizada na zona sul de São Paulo. Segundo ela, a participação no Loja do Futuro foi transformadora – tanto no aspecto profissional quanto no pessoal. Profissionalmente, Lilian destaca os aprendizados que obteve em termos de gestão e administração, que se somaram ao conhecimento prévio que já possuía como contadora. Ela relata que o conteúdo prático das capacitações e das consultorias a ajudou a aprimorar o controle do estoque, a visão de custos e despesas, e a buscar uma organização mais clara para a operação da empresa.

Tais aprendizados também impactaram positivamente sua forma de enxergar o negócio. Ela afirma que passou a se sentir mais segura para tomar decisões e implementar melhorias, como a criação de manuais de atendimento para padronizar o relacionamento com o cliente. Além disso, destaca que as dinâmicas em grupo e os momentos de troca com outros empresários a fizeram refletir sobre sua forma de se comunicar. “Recebi alguns feedbacks de que a forma com que eu comunicava não estava tão adequada e que não transmitia empatia. Ouvir isso me trouxe muitos momentos de autorreflexão e me fez crescer bastante como pessoa”, relata.

Luciano Vilela, proprietário da Padil Peças e Acessórios Diesel, também da capital paulista, entrou no programa em meio a uma transição importante: estava fechando o balcão físico para atuar exclusivamente no e-commerce.

Nesse cenário, ele classificou a contribuição do Sebrae como fundamental para tornar a gestão das plataformas digitais — como Mercado Livre, Shopee e loja virtual própria — muito mais eficiente e rentável. “Aprendi que dá para fazer anúncio com um clique só em várias plataformas. Isso ajudou muito, porque era uma dificuldade grande minha. Hoje, está tudo mais prático, e até as fotos ficaram mais organizadas. O Sebrae ensinou o padrão certo”, conta Luciano.

Ele também destaca o suporte para resolver problemas relacionados ao cadastro de produtos, estruturação do estoque e precificação correta, além de ter recebido orientações sobre como criar descrições atrativas para os anúncios.

Fonte: Novo Varejo

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