“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Linha leve reduz a queda na venda de implementos rodoviários

Linha leve cresceu 25%, enquanto a demanda por pesados recuou 17% no primeiro trimestre

04/04/2025

As vendas de implementos rodoviários somaram 35,7 mil unidades no trimestre, em leve queda de 0,8% na comparação com igual período do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Anfir, entidade que representa as fabricantes nacionais. Este recuo só não foi maior por causa do bom desempenho do segmento leve, que está com demanda aquecida. 

De janeiro a março a comercialização da linha leve, de carroceria sobre chassis, somou 17,3 mil unidades, alta de 24,5% sobre iguais meses do ano passado. O avanço foi puxado pela maior demanda na distribuição urbana, principalmente no segmento de e-commerce.

Já no segmento pesado, de reboques e semirreboques, que representou a maior parte das vendas nos últimos anos, o cenário mudou e, no trimestre, houve queda de 16,7%, com 18,4 mil unidades. O recuo ainda foi menor do que o esperado por algumas empresas do setor, que projetavam uma retração de até 25%.

A alta nos juros e a maior restrição na liberação de crédito tem afetado o setor e preocupam a Anfir, segundo o seu presidente José Carlos Sprícigo: “As duas linhas de maior volume comercializadas, Basculante e Graneleiro/Carga seca, apresentam quedas elevadas, o que nos preocupa, por serem produtos de ampla aplicação no mercado logístico”.

As exportações no primeiro trimestre cresceram 12% sobre igual período de 2024: 578 unidades.

Fonte: AutoData

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?