Por Bruno de Oliveira
O mercado de veículos novos no país mostrou dinâmicas diferentes de vendas no primeiro semestre, com alta nas vendas de leves e queda forte na de caminhões.
Nos seis meses, o volume de licenciamento de automóveis cresceu 3,5%, somando 878,6 mil unidades. No caso dos comerciais leves, a alta foi de 10,7%, com 252,6 mil unidades emplacadas.
Os emplacamentos de caminhões, por outro lado, caíram 3,6% no semestre, com 53,4 mil unidades novas licenciadas. Os dados são do Renavam e foram divulgados pela Fenabrave na quinta-feira, 3.
O total de veículos licenciados no primeiro semestre somou 1,1 milhão de unidades, 5% a mais ate as vendas realizadas no primeiro semestre do ano passado.
A entidade, inclusive, explicou que a alta das vendas dos modelos leves se deu por meio de esforços comerciais na rede, as populares promoções.
No caso dos caminhões, a queda ocorreu por desaceleração no agronegócio e alta na taxa de juros.
“Eu já sabia”
Esse cenário já dava indícios de que ia acontecer no começo do ano, quando a Volvo, uma das maiores fabricantes de pesados do país, veio a público afirmando que o mercado em 2025 seria menor ante 2024.
À época, a indústria e os concessionários esperavam que PIB e o Plano Safra animariam os transportadores a renovarem as suas frotas. Mas isso, pelo menos por enquanto, ainda não ocorreu.