Por Caio Bednarski
A primeira de vinte concessionárias planejadas pela Lecar para o ano foi inaugurada na noite de quinta-feira, 7, no ABC Paulista. A empresa 100% nacional, que pretende iniciar a produção de seus modelos em Sooretama, ES, em 2026, ainda não tem nenhum carro pronto para oferecer: no local são exibidos protótipos de seus dois modelos, o Lecar 459 e a picape Campo.
Mas clientes interessados podem reservar um dos modelos mediante um sinal de R$ 9 mil e aguardar a entrega, prevista para o segundo semestre de 2026. Ambos têm o preço de R$ 159,3 mil. O espaço, administrado pela Lopes Blindados, que será parceira na blindagem dos modelos Lecar, serve também para divulgação da marca, como contou, entusiasmado, seu fundador, Flávio Figueiredo Assis.
“A meta é chegar a vinte concessionárias até dezembro. A segunda será inaugurada nos próximos dias em Brasília. Temos negociações abertas com mais de trezentos empresários que têm interesse no nosso negócio, desde os que já estão no mercado de concessionárias até os de outros segmentos”.

As concessionárias não terão estrutura de pós-venda: a ideia da Lecar é criar centros de serviços espalhados pelo País para atender aos clientes das regiões onde forem instalados. As revendas ficarão focadas apenas na venda dos veículos.
Produção daqui a um ano no Espírito Santo
Enquanto estrutura a rede, ainda sem carro para entregar aos clientes, Assis trabalha para iniciar a produção em série dos modelos Lecar. A previsão é que o primeiro entre em linha em agosto do ano que vem. O empresário aguarda as autorizações, que “deverão sair até a semana que vem”, para iniciar as obras.
Por enquanto não existem veículos disponíveis nem para testes de rodagem e nem para homologação. Assis disse que em novembro os protótipos funcionais serão apresentados, no Salão do Automóvel, com motor e outros pormenores.

Com muito trabalho pela frente, e pouco tempo até agosto de 2026, a Lecar já definiu alguns dos seus fornecedores: a Horse entregará o motor 1.0 turbo, a Suspensys a suspensão, a Fras-le os freios e o motor elétrico será da WEG. Os modelos Lecar terão a tecnologia híbrida flex, sempre tracionados pelo motor elétrico, enquanto o motor a combustão será usado para alimentação da autonomia – é o mesmo sistema do Volare Attack 9.
Assis disse que como os componentes que serão instalados no Lecar já foram desenvolvidos por fornecedores não será necessário garantir grandes volumes de encomendas às empresas, o que ajuda a tornar viável a operação. No caso das peças estampadas, porém, que são próprias dos modelos Lecar, será necessário um trabalho maior, que será feito pela ArcelorMittal, em fábrica próxima ao terreno da Lecar.
Estratégia comercial
Tanto o 459 como a picape Campo começarão a ser entregues em agosto de 2026. Alguns meses depois a empresa pretende iniciar a produção do SUV Tático, mas Assis admitiu que esse projeto demorará mais.

No caso da Campo, que terá o porte de uma Fiat Strada, a ideia é que ela consiga ser comprada via Finame, para atender ao público do agronegócio. Assis disse que o projeto foi desenvolvido com este foco, pois o público-alvo são produtores rurais ou de outros segmentos que usam a picape para trabalhar.
O Lecar 459 e a picape Campo estão anunciados no site da empresa por R$ 159,3 mil, preço que deverá ser mantido até dezembro. Com o passar dos meses, porém, o sinal de R$ 9 mil pedido pela empresa deverá aumentar: seu fundador acredita que em novembro, no Salão do Automóvel, esteja em torno de R$ 30 mil:
“Acho que o preço ainda está abaixo do que seria possível cobrar caso já estivéssemos estabelecidos pois entregaremos muita tecnologia de ponta, como o motor híbrido flex e assistentes de condução. Como estamos chegando agora temos que pedir um pouco menos do que achamos que os produtos valem”.
O projeto de produção da Lecar envolve investimento de R$ 860 milhões, sendo que a maior parte é formada por linhas de financiamento do governo e o restante é capital próprio de Assis, que atuava no mercado financeiro e vendeu suas duas empresas, a Lecard e a Lebank.
Fonte: AutoData