Por Bruno de Oliveira
A produção de veículos realizada no país até julho cresceu 6% sobre a mesma base de 2024, apontou os dados da Anfavea, a associação que representa as montadoras no país, em balanço divulgado na quinta-feira, 7. Ao todo saíram das linhas no acumulado dos sete meses 1,4 milhão de unidades.
Apenas em julho as linhas produziram 238 mil unidades, 15,7% a mais sobre junho e 3,6% a menos do que em julho do ano passado. Foi o melhor resultado mensal do ano e o melhor em oito meses.
Experimente as últimas novidades em carros elétricos e híbridos no test drive do #ABX25
Separando os dados por segmento, a produção de automóveis cresceu 5,3% no acumulado do ano ante os sete meses do ano passado, com quase 1,09 milhão de unidades.
Caminhões em queda, ônibus em alta
Já a produção de caminhões no acumulado do ano até julho foi de 78,4 mil unidades, 2,8% a mais do que no janeiro-julho de 2024. A produção de modelos pesados segue em crise: menos 12,7%.
A produção de chassis de ônibus, por sua vez, cresceu 10,5% até julho, com 18,6 mil unidades fabricadas no acumulado dos sete meses do ano.
A respeito do quadro de funcionários que opera no setor, em julho chegou a 109,1 mil trabalhadores. Ou seja: 300 funcionários a mais do que o verificado em junho.