Marca esgotou em 48 horas pré-venda de mil unidades da Série Especial 80 Anos e já tem 1,8 mil pedidos (PEDRO KUTNEY, AB)
A falta de componentes que afeta as linhas de montagem combinada com o inesperado e expressivo crescimento de 29% da vendas no primeiro trimestre, fez a Jeep vender quase toda a produção planejada do Compass até junho. A fábrica de Goiana (PE) – onde também são produzidos o SUV menor Renegade e a picape Fiat Toro – segue trabalhando em três turnos, mas não consegue operar a todo vapor, pois depende do ritmo das entregas dos fornecedores, que está mais lento, segundo a direção da empresa.
O ano começou acelerado como nunca para a Jeep no Brasil. Com apenas dois modelos nacionais (Compass e Renegade), o mais barato deles custando acima de R$ 100 mil, e antes mesmo de apresentar qualquer novidade para 2021, a marca emplacou 34 mil veículos no primeiro semestre, número 29% acima do registrado no mesmo período de 2020, quando a pandemia ainda não tinha afetado a economia. Nos três meses a Jeep também dominou 23% das vendas de SUVs no País, com a marca e o modelo mais vendidos do segmento.
O embalo positivo continuou com a pré-venda do Compass 2022 Série Especial Jeep 80 Anos aberta na segunda-feira, 5, que em 48 horas esgotou o primeiro lote de mil unidades da nova versão flex do modelo, lançado por R$ 163 mil e equipado com o inédito motor etanol-gasolina 1.3 turbinado de 185 cv. “Nunca vi tamanha velocidade de vendas, para carros mais baratos ou mais caros, realmente não esperávamos vender mil unidades em menos de dois dias, e o modelo nem está disponível nas concessionárias ainda”, afirma Everton Kurdejak, diretor comercial da Jeep.
Segundo o executivo, 97% dos compradores já são clientes Jeep, porque as primeiras 48 horas da pré-venda foram exclusivas para eles. Até quinta-feira, 8, já tinham sido encaminhado pelo site e concessionárias 1,8 mil pedidos da nova versão flex do Compass e a tendência estatística era ultrapassar 2 mil até a segunda-feira, 12, quando será aberta uma nova pré-venda, desta vez com as demais versões bicombustível 4×2 do SUV (Sport, Longitude e Limited), mas essas com preço aproximado (ainda não divulgado), que poderá mudar na data do faturamento, a partir de maio, a depender de opcionais escolhidos e variações dos custos de produção.
Assim como aconteceu com a pré-venda da Série Especial 80 Anos do Compass, a promessa é que as novas encomendas das demais versões sejam atendidas em até 30 dias, mas para quem optar pela edição histórica (situada acima da intermediária Longitude e abaixo da topo de linha Limited) a espera para receber o carro pode variar de 45 a 60 dias, admite Kurdejak.
COMPASS DIESEL TENDE A PERDER TERRENO PARA O FLEX
A versão 4×4 do Compass 2022, equipada com o mesmo motor turbodiesel 2.0 de 170 cv, estava prevista para começar a ser vendida somente em junho, isso porque a produção de abril e maio do modelo 2021 já está toda encomendada. Por isso a Jeep já avalia abrir a pré-venda também do Compass 2022 a diesel.
Segundo Kurdejak, a expectativa é que a chegada da versão flex mais econômica e potente (em comparação com a equipada com o ineficiente motor 2.0) deverá mudar o mix de vendas do Compass, hoje quase que dividido meio-a-meio entre o diesel 4×4 e o bicombustível 4×2.
“Pessoas que compravam o modelo diesel porque queriam uma opção mais econômica e sentiam falta de torque e potência do flex, agora têm à disposição o motor 1.3 turbo que oferece economia e potência, o que pode fazer a preferência pender para o flex, mas não sabemos ainda o quanto, se será uma proporção 60%-40% ou mesmo 70%-30% a favor do 4×2, porque a Jeep tem muitos clientes que fazem questão da tração 4×4 só disponível no diesel”, explica o diretor.
Fonte: Automotive Business