SUV renovado começa a ser vendido em versão comemorativa de 80 anos da marca e mostra suas armas para brigar com a concorrência crescente (PEDRO KUTNEY, AB)
A Jeep abriu na segunda-feira, 5, a pré-venda das primeiras mil unidades do Compass renovado, mas apenas da versão comemorativa de 80 anos da marca, equipado com novo motor flex 1.3 de 185 cavalos, pelo preço de R$ 162.990. O nível de acabamento e itens de série é equivalente à versão Longitude, com adição de adereços exclusivos e do novo sistema de conexão do carro com a internet Adventure Intelligence, que inclui wi-fi a bordo.
Sem alterações visuais perceptíveis no exterior e interior repaginado com sobriedade, a linha completa do Compass 2022 chega às concessionárias somente no começo de maio, quando todos os preços serão divulgados. Mas pelas características da edição especial colocada à venda já é possível conhecer algumas das armas que a Jeep vai usar para defender sua ampla liderança no mercado nacional de SUVs médios-compactos, um território que a marca habitava praticamente sozinha no Brasil e após anos começa a receber vários concorrentes de tamanho e preços similares, como o Toyota Corolla Cross lançado em março e o Volkswagen Taos que também chega em maio.
“O Compass é um fenômeno de mercado, já foram vendidas mais de 230 mil unidades desde o lançamento em 2017. Às vésperas da chegada do carro renovado, quando as vendas costumam cair, a demanda pelo modelo aumentou e sua participação no segmento de SUVs médios cresceu de 63% no fim de 2020 para 67,7% agora”, destaca o diretor comercial Everton Kurdejac.
Alexandre Aquino, diretor da marca Jeep na América Latina, avalia que o Compass continuará sendo líder de sua categoria pelas qualidades que já tem, como design bem aceito e o caprichado acabamento interno que quase não sofreram mudanças, acrescidas das duas principais novidades da linha 2022 do modelo, incluindo o novo motor turbo flex e o também novo sistema de conectividade e infoentretenimento Adventure Intelligence.
“É realmente um grande desafio relançar um modelo que é sucesso de vendas diante de novos concorrentes no mercado. Mas o Compass tem design, sofisticação, tecnologia e o desempenho do novo motor turbo. Acreditamos que esses quatro pilares são suficientes para sustentar a liderança”, aposta Aquino. E Kurdejac acrescentas mais três pontos: “A marca Jeep é muito forte, um sinônimo de SUV, é única que oferece versões diesel 4×4 de seus modelos, e o Compass tem o maior valor de revenda”, aponta.
NOVIDADES RELEVANTES
O Compass 2022 que chega às concessionárias em maio marca a estreia no Brasil do motor GSE Turbo 1.3 flex (etanol-gasolina) de 185 cavalos e 270 Nm de torque, que começou a ser produzido pelo Grupo Stellantis em Betim (MG) no mês passado. O novo propulsor aposenta com mais eficiência e custo menor o velho e beberrão 2.0 aspirado importado do México que era usado pelo Compass, mas seguirá sendo combinado com a transmissão automática de seis marchas.
Com o novo motor, a Jeep muda a forma de comunicar a motorização do modelo. Copiando o que a Volkswagen já faz com todos os seus carros turbinados desde 2016, o Compass Flex vai ter fixado na carroceria o emblema “T270”, em referência ao motor turbo de 270 Nm de torque máximo, em um claro ataque comparativo de 20 Nm a mais em relação aos 250 Nm do VW Taos com seu propulsor 1.4 TSI.
A outra novidade no Compass 2022 é o sistema de conectividade e infoentretenimento Adventure Intelligence, com nova tela tátil “flutuante” no painel de 10,1 polegadas, incluído no preço da série especial 80 Anos e que começa a ser oferecido como opcional nos Jeep nacionais (a partir deste mês também já está disponível para o Renegade). O sistema conecta o carro com a internet por meio de um chip 4G da TIM que garante wi-fi a bordo e permite monitorar e controlar funções do veículo pelo smartphone ou computador.
O Compass 2022 Série Especial 80 Anos tem elementos exclusivos, incluindo o pequeno emblema com a silhueta do primeiro Jeep que deu origem à marca há 80 anos, fixado em várias partes do carro, da carroceria externa aos tapetes e bancos revestidos em couro. No exterior, rodas, grade dianteira e retrovisores são pintados em grafite. O interior tem acabamento em preto, inclusive no teto.
A Jeep confirma que continuará a oferecer as versões do Compass 4×4 turbodiesel de 170 cv, mas o modelo 2022 só deve chegar as concessionárias em junho.
VANTAGENS DA PRÉ-VENDA, PRIMEIRO PARA CLIENTES JEEP
As primeiras 48 horas da pré-venda do Compass Série Especial 80 Anos turbo flex serão exclusivas para quem já tem um Jeep. Só a partir das 16h da quarta-feira, 7, as encomendas serão abertas a todos. O pedido pode ser feito nas concessionárias da marca ou pelo hotsite (aqui), com pagamento de sinal de R$ 3 mil com cartão de crédito.
Outra vantagem oferecida a clientes Jeep na pré-venda do Compass 2022 é o pagamento de 100% da tabela Fipe no seu Renegade ou Compass usados para usar o valor na compra do carro novo. Em tempos de filas de espera de meses para comprar alguns modelos sem estoque, a fabricante promete faturar o veículo no prazo máximo de 30 dias.
Quem encomendar o Compass Série Especial 80 Anos na pré-venda também vai ganhar um kit composto por um Echo Dot Smart Speaker com a assistente virtual Alexa – que também se comunica com o carro e ativa funções por meio do sistema Adventure Intelligence – e itens da Jeep Gear, com nécessaire e chaveiro da coleção de 80 anos da marca.
Veja o que muda no novo Jeep Compass: https://www.instagram.com/p/CNTQF7WMBWN/?utm_source=ig_embed
Fonte: Automotive Business