Jaguar Land Rover pode investir R$ 19 milhões na fábrica de Itatiaia


Jaguar Land Rover pode investir R$ 19 milhões na fábrica de Itatiaia
Montagem na fábrica da Jaguar Land Rover, na época de sua inauguração, em 2016

Governo do RJ procurou a montadora para evitar possível fechamento da unidade, que hoje produz apenas um modelo

O anúncio do fim das operações de produção da Ford e da Mercedes-Benz no Brasil acendeu a luz de alerta junto a governos de Estados que possuem fábricas de automóveis. Com o objetivo de se antecipar a qualquer decisão que possa impactar negativamente a economia local, o governo do Rio de Janeiro anunciou que está agendando reuniões com os dirigentes das montadoras instaladas no Estado, principalmente aquelas localizadas no Polo Automotivo do Médio Paraíba, que reúne cerca de 200 empresas, com destaque para VW Caminhões e Ônibus, Nissan/Renault, Jaguar Land Rover, Hyundai Heavy Industries e Stellantis (ex-PSA). De acordo com os números do governo, o setor emprega cerca de oito mil funcionários.

O primeiro encontro foi realizado com os dirigentes da Jaguar Land Rover, que, de acordo com Leonardo Soares, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, revelaram que a empresa pode investir até R$ 19 milhões na unidade de Itatiaia nos próximos anos. Além disso, a montadora teria se comprometido a gerar mais 400 empregos diretos na fábrica.

É importante lembrar, porém, que a planta brasileira da empresa britânica, inaugurada em 2016, nunca chegou a operar com capacidade plena, e atualmente sua linha de produção é responsável por apenas um modelo, o Discovery Sport (o mais acessível da marca). Não se pode esquecer também que a fabricante sublocou parte das instalações para a Idiada, que instalou ali um laboratório de emissões.

Assim, como o valor de R$ 19 milhões é insuficiente para bancar investimentos em algum novo projeto de veículo e até para gerar 400 novos postos de trabalho diretos, é natural deduzir que o valor anunciado pelo secretário Leonardo Soares está relacionado com possíveis melhorias pontuais ou até em alguma nova empresa que poderia se instalar em outra área da fábrica como fez a Idiada. Essa também seria uma forma de a instalação da Jaguar Land Rover seguir operando e respeitando o contrato que concedeu benefícios fiscais, já que a multa pelo rompimento significaria prejuízo ainda maior para o grupo.

Fonte: Automotive Business

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