“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

JAC dança conforme a música e volta a vender carros a combustão no Brasil

05/12/2024

Hunter foi opção encontrada pela JAC Motors para sobreviver no Brasil

Presidente da marca diz que precisa seguir tendências do mercado para não deixar de existir

Por Vitor Matsubara

Faz menos de dois anos que a JAC Motors disse que só venderia carros elétricos no Brasil. Só que essa promessa caiu com a estreia da Hunter, primeira picape média movida a diesel da marca chinesa no país.

Durante o lançamento do modelo, Automotive Business conversou com Sérgio Habib, presidente do grupo SHC (representante da JAC no Brasil). Que admitiu e justificou, sem rodeios, o motivo da mudança de planos.

“Nós precisamos dançar conforme a música. Quem não fizer isso não conseguirá sobreviver no mercado brasileiro”, afirmou.

Volta de imposto para elétricos pesou na decisão da JAC

“Quando vi que o governo retomaria o imposto de importação (para carros elétricos, que atualmente está em 18%), fui até a China para ver quais produtos da JAC com motores a combustão seriam adequados para o mercado brasileiro, e a Hunter era um deles”, completou Habib, apontando que 96% da demanda atual ainda é por veículos a combustão.

Com o aumento gradual da alíquota até 2026, o presidente da JAC acredita que não seria possível crescer, ou ao menos manter uma operação sustentável no país. Diante disso, Habib decidiu voltar a importar veículos movidos a combustão.

Novas versões da Hunter vêm aí

O presidente da JAC Motors revelou que vai trazer outras variações da Hunter para cá. Uma delas terá suspensão traseira do tipo multilink (a versão atual utiliza eixo rígido atrás) com proposta de mais conforto no rodar.

Em contrapartida, Habib salienta que a capacidade de carga de 1.400 kg será reduzida para 1.000 kg.

“Vamos ter uma versão Sport, que será um pouco menor e terá um visual diferente e menos itens de série, mas virá com câmbio automático, de acordo com a preferência do consumidor brasileiro. Existem ainda outras possibilidades, como uma versão com cabine simples e até uma cabine dupla com câmbio manual, mas são opções que teriam menor volume de vendas”.

JAC deve fechar 2024 com 2.210 veículos vendidos

Embora projete uma queda nas vendas de carros elétricos nos próximos anos, a JAC não vai abrir mão de sua linha de veículos movidos a eletricidade.

Habib estima que a JAC venderá aproximadamente 1,4 mil automóveis de passeio, repetindo o volume estimado para 2024.

Por falar nisso, até dezembro a marca espera comercializar 650 vans elétricas e 160 caminhões elétricos. Se as previsões se concretizarem, a JAC vai fechar 2024 com 2.210 unidades comercializadas.

Vale lembrar que, de janeiro a novembro deste ano, a fabricante emplacou 1.850 unidades. Esse volume representa um crescimento de 164,7% em relação aos números do acumulado de 2023.

Fonte: Automotive Business

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