Por Ana Paula Machado
A Iveco lançou a versão da Daily equipada com câmbio automático. O veículo, na configuração chassi-cabine, que pode carregar de 3,5 a 7 toneladas, tem preços na faixa de R$ 280 mil a R$ 310 mil e chega às concessionárias da marca em dezembro. Hoje, a Ford Transit, o modelo concorrente, é vendida por R$ 270 mil.
Segundo Carlos Tavares, diretor comercial da companhia, a Daily deteve até outubro 36,2% do segmento de chassi-cabine no país, mercado que, neste ano, poderá chegar até 8,5 mil unidades.
“Nos últimos quatro anos, tivemos crescimento de 65% neste segmento. É um veículo que agradou bem aos clientes”, disse Tavares. “A linha Daily, em volume, é o carro-chefe da Iveco no Brasil.”
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O executivo ressaltou, ainda, que o modelo entra em produção em janeiro e as próximas versões que receberão caixa automática serão a furgão e a van.
“O desenvolvimento da Daily chassi-cabine automática faz parte do plano de investimentos da Iveco na região, de R$ 1 bilhão. As outras versões devem consumir pouco menos para entrar em linha de montagem”, afirmou Tavares.
Atualmente, a linha da Daily na fábrica da Iveco, em Sete Lagoas (MG), opera em um turno de produção. São 15 mil unidades produzidas por mês em três jornadas de trabalho.
“Hoje, já enviamos a Daily para a Argentina e para o Paraguai. Para essa versão automática, o plano é enviar para o Chile, Colômbia e Peru, que atualmente são abastecidos pela Europa em função dos acordos comerciais”, disse Tavares.
No Brasil, a expectativa da nontadora é de alta nas vendas da versão chassi-cabine, 5% ou 6% a mais no primeiro ano de mercado. Em até três anos, a meta é de uma evolução de 20% a 30% nas vendas do modelo. Até outubro, segundo dados do Renavam divulgados pela Fenabrave, a federação que representa o setor de distribuição de veículos, foram licenciadas 1,51 mil unidades da Daily. Apenas em outubro, as vendas somaram 116 veículos.
Desenvolvimento em dois anos
O desenvolvimento da Daily Hi-Matic durou dois anos, de acordo com a Iveco, e envolveu testes em pista: os veículos submetidos aos testes rodaram mais de 500 mil quilômetros, sendo 80% do percurso em trechos urbanos e 20% em rodoviário.
A versão da Daily com câmbio automático tem motor FPT/F1C VGT de 180cv. A caixa utilizada na versão é a ZF 8HP, que simula oito marchas e tem, ainda, três modos de condução.