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Iveco começa a vender ônibus a gás natural no Brasil em novembro

07/08/2024

Veículo de 17 toneladas é produzido na Argentina e está em fase de homologação no país

Por Ana Paula Machado

Iveco Bus vai começar a vender o seu ônibus movido a gás natural e a biometano no Brasil este ano. Segundo o vice-presidente da companhia, Danilo Fetzner, o modelo é produzido na Argentina e inicialmente foi lançado para este mercado. Mas, com os projetos de descarbonização do transporte público de muitas cidades brasileiras, o Brasil passou a ser uma opção para o modelo.

“Estamos em fase de homologação do produto e devemos terminar em até quatro meses. Com isso devemos começar as vendas do veículo em novembro. Duas capitais já nos solicitaram cotação do veículo”, afirmou Fetzner, durante a feira de transporte público Lat Bus 2024.


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O chassi BUS 17-210 tem autonomia de até 350 quilômetros, garantindo a operação em rotas de longo alcance em regiões metropolitanas, segundo a Iveco.

“Com esse veículo ganhamos uma licitação em Córdoba e já entregamos 20 unidades. A eficiência energética é quase tão boa quanto ao veículo puramente elétrico e custa de 3 a 4 vezes menos que a outra tecnologia”, ressaltou o executivo.

Fetzner acrescentou que a fábrica argentina está preparada para exportação do chassi, pois, com a situação crítica da economia local, alguns investimentos foram postergados. “Temos espaços para produzir e enviar para o Brasil, este não será o problema. É uma solução que pode ser a alternativa nos projetos de descarbonização das cidades brasileiras.”

Outro modelo que a Iveco Bus apresentou durante a feira Lat Bus, foi o chassi de 17 toneladas com suspensão pneumática. O modelo está disponível nas configurações urbano e rodoviário, tem motor frontal. Com esse chassi, segundo o executivo, a Iveco Bus poderá participar de licitações em cidades com relevo mais montanhoso, como Belo Horizonte.

“A nossa mensagem é de que, agora, podemos entrar em segmentos em que não atuávamos. Em Belo Horizonte, por exemplo, não participávamos do processo porque não tínhamos produto para esse mercado”, afirmou Fetzner.

O modelo é produzido na fábrica da companhia em Sete Lagoas (MG) e a suspensão pneumática foi desenvolvida no Centro de Desenvolvimento de Produto do Complexo, e segundo a Iveco, foi dimensionada para a realidade do operador local, que muitas vezes trafega com o ônibus em ruas, estradas e via com pavimentação irregular ou, até mesmo, em trechos de terra. Estas características demandam maior robustez e resistência ao conjunto.

Além dos chassis à combustão, a Iveco Bus também apresentou na feira um protótipo de um ônibus urbano elétrico. O chassi conceito 17-E BEV tem tração 4×2 e comportando carrocerias de 9,6 a 12 metros de comprimento, inicialmente na configuração de piso normal.


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Segundo a Iveco, seu conjunto de baterias modulares pode ser instalado em 4 ou 8 packs entre as longarinas no chassi, eliminando a necessidade de baterias no teto do veículo. Esse tipo de instalação representa um valor final do ônibus mais competitivo, já que não é preciso reforçar toda a estrutura da carroceria.

O motor elétrico da WEG de 145 kW de potência e 1055 Nm de torque contínuo fica instalado no entre eixos do chassi, permitindo mais espaço para portas de embarque e desembarque durante o processo encarroçamento. As baterias são da chinesa CATL.

Fetzner disse que a Giaffone que faz todo o acoplamento entre o motor e as baterias para serem instalados no chassi Iveco.

Fonte: Automotive Business

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