Itens da motocicleta que devem ser avaliados na hora da manutenção

Fluidos lubrificantes, corrente, cabos e freio são alguns dos componentes importantes numa revisão
Itens da motocicleta que devem ser avaliados na hora da manutenção

Meio de transporte que oferece economia e agilidade diante do trânsito caótico das grandes metrópoles, as motocicletas, assim como os carros, requerem avaliações periódicas para que não ocorram paradas inesperadas ou até mesmo acidentes. A Nakata recomenda ao motociclista alguns cuidados e revisão de alguns itens na hora da manutenção.

Fluidos lubrificantes são indispensáveis aos motores das motos, pois reduzem o atrito entre as peças, eliminando ruídos, refrigerando os componentes e melhorando a performance. Assim, é importante não só repor o nível de óleo, se necessário, mas também respeitar os períodos de troca junto com o filtro.

Há em grande parte das motocicletas três cabos – freio, acelerador e embreagem, que devem ser checados semanalmente para observar se não há fissuras ou início de ruptura que pode ocasionar rompimento total da peça dificultando a troca de marchas ou uma frenagem emergencial.

A corrente, peça responsável pela transmissão do torque do motor à roda traseira que atua em cenários bem exigentes de tensão e calor, também deve ser avaliada, verificando a regulagem e lubrificação. Atentando-se a usar lubrificante adequado à peça.

Pneus descalibrados tornam a condução mais cara e perigosa já que a dirigibilidade fica prejudicada e o consumo de combustível se eleva.

O estado de pastilhas e lonas de freio também devem ser checadas periodicamente para evitar que o desgaste acentuado interfira na performance do sistema de forma a prejudicar a parada do veículo.

Para conferir esta dica e outras informações sobre manutenção de veículos, basta acessar o Blog Nakata no link: https://blog.nakata.com.br/categoria/para-o-dono-do-carro/.

Sobre a Nakata – Com mais de 70 anos, a Nakata, marca da companhia Frasle Mobility referência na fabricação de autopeças para o mercado de reposição, é líder em componentes de suspensão para veículos leves, pesados e motocicletas. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços, atendendo o mercado nacional e exportação, com linhas completas para sistemas de suspensão, direção e transmissão.

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO