Com o inverno de 2025 sendo um dos mais rigorosos dos últimos anos, quem depende de veículos — sejam motos ou carros — precisa redobrar os cuidados com a bateria. Baixas temperaturas afetam diretamente o desempenho desses equipamentos, podendo provocar falhas repentinas. A bateria pode “morrer” facilmente sem qualquer aviso prévio se permanecer negligenciada por um período prolongado.
Segundo Ailto Sola, engenheiro de Aplicações da Clarios — empresa responsável pela marca Heliar e líder global em tecnologia de baterias de baixa tensão — o frio torna o óleo do motor mais espesso, o que exige mais energia da bateria para colocar o motor em funcionamento. “Nos dias frios, tanto motos quanto carros demandam mais carga da bateria para iniciar o ciclo de ignição. Por isso, é fundamental mantê-las em boas condições”, afirma.

Sujeira, fuligem e corrosão nos terminais da bateria aumentam a resistência elétrica e isso faz com que a bateria funcione mais do que o necessário. O surgimento de um pó branco (azinhavre-zinabre) ao redor dos terminais pode indicar um caso de corrosão. Nesse caso, o ideal é buscar um serviço especializado para fazer a avaliação.
“Além disso, como um produto que depende de reações químicas para seu funcionamento, a bateria tem uma performance elétrica inferior a temperaturas mais baixas quando comparado a temperaturas mais altas, devido à velocidade da reação química no seu interior”, acrescenta Ailto Sola.
Sinais do painel e luzes oscilando podem indicar algum problema no alternador. Caso o condutor perceba que a luz de anomalia no painel esteja acesa, é preciso procurar a ajuda de um especialista como um eletricista que poderá identificar a origem da falha, fazer um teste funcional para medir a vida útil da bateria e identificar se o alternador está realizando a recarga corretamente.

O que é CCA e por que importa no frio?
CCA (Cold Cranking Amper) indica a capacidade da bateria de dar partida em baixas temperaturas. Quanto mais frio, maior a exigência da bateria. Uma bateria com CCA adequado ao modelo da moto ou do carro é essencial para evitar panes nos dias gelados.
Para não ficar “sem energia” durante o inverno, a Baterias Heliar recomenda a verificação de alguns itens de segurança do veículo para poupar e prolongar a vida útil do equipamento.
Dicas para proteger a bateria do seu carro:
– Faça inspeções preventivas: verifique o estado da bateria, cabos e alternador em oficinas especializadas.
– Evite ligar acessórios antes do motor: deixe o alternador carregar a bateria antes de usar som, luzes e outros sistemas.
– Dirija com frequência: rodar entre 10 e 20 minutos por dia já ajuda a manter a carga.
– Estacione em locais cobertos: garagens ou locais protegidos ajudam a manter a temperatura da bateria estável.
– Use gasolina de qualidade no reservatório de partida a frio e fique atento à luz de anomalia no painel, que pode indicar falhas no alternador.
Dicas para manter a bateria da moto em dia:
As motos modernas contam com inúmeros componentes elétricos como ignição eletrônica, sistemas de iluminação, injeção eletrônica e acessórios variados. A bateria, nesse contexto, não apenas aciona o motor de partida, mas também garante o funcionamento de todos os sistemas eletrônicos. Mesmo motocicletas com partida no pedal precisam da bateria para gerar a centelha que inicia a combustão e manter os faróis acesos.
– Rode com a moto semanalmente: Deixá-la parada por muitos dias pode descarregar a bateria. Circular ao menos uma vez por semana ajuda a preservar sua carga.
– Inspeção visual: Verifique cabos, terminais e conectores. Limpe os contatos com escova ou spray apropriado e aplique graxa dielétrica para evitar corrosão.
– Verificação do nível de eletrólito: Em modelos não selados, complete com água destilada se necessário.
– Teste de carga: com a moto desligada, utilize um multímetro. Acima de 12,73 volts, a bateria está em boas condições. Abaixo de 12,30 volts, é preciso recarregar. Persistindo a baixa tensão, é necessário um teste de descarga com CCA (Cold Cranking Amper).
– Escolha correta: em caso de troca, siga as especificações do manual do proprietário.
– Investigue falhas: substituir a bateria sem entender a causa pode gerar novos problemas. Alarmes, curtos ou falhas no estator ou retificador podem comprometer o carregamento da nova unidade.
Quando a bateria chega ao fim da vida útil geralmente costuma pegar o condutor do veículo de surpresa. Para contornar essa situação, é possível recorrer a um serviço de delivery de baterias que buscam prestar atendimento rápido. No Heliar Express, o delivery e a instalação do produto são gratuitos e o serviço é prestado por especialistas. Para conferir se o serviço está disponível em sua cidade, acesse o site www.heliarexpress.com.br ou ligue para 4090-2020.
SOBRE A CLARIOS
A Clarios é a líder global em tecnologias avançadas de baterias de baixa tensão para mobilidade. Impulsionamos o progresso por meio de soluções cada vez mais inteligentes para praticamente todos os tipos de veículos. Com 17.000 funcionários em mais de 100 países, trazemos profundo conhecimento aos nossos parceiros do mercado de reposição e OEM, além de confiabilidade, segurança e conforto para a vida cotidiana. Respondemos ao planeta com um rigoroso foco em sustentabilidade com um foco rigoroso em sustentabilidade, promovendo as melhores práticas de sustentabilidade da categoria e defendendo-as em todo o nosso setor. A Clarios está comprometida com a sustentabilidade e a eficiência operacional. Trabalhamos para garantir que até 99% dos materiais da bateria sejam recuperados, reciclados e reutilizados. A Clarios é uma empresa do portfólio da Brookfield.