A Renault do Brasil, por meio do Instituto Renault concluiu a quinta turma do programa de educação profissional Geração Futuro Jovens Talentos, que teve início em 2019 e já proporcionou a formação profissional de 196 alunos da Borda do Campo, bairro onde estão localizadas as quatro fábricas do Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).
“Acreditamos na educação como ferramenta de transformação social. O Geração Futuro Jovens Talentos faz parte do eixo de Inclusão do Instituto Renault. Ver que 82% dos jovens formados estão empregos é motivo de muito orgulho”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da Renault do Brasil.
O curso gratuito tem como objetivo qualificar para o mercado de trabalho os jovens da comunidade Borda do Campo, entre 15 e 24 anos. O programa inclui conceitos administrativos com aulas de informática, regras de negócio, comportamento e cidadania, além de comunicação, cálculo matemático e um módulo de Compliance. A quinta turma contou com a retomada das aulas 100% presenciais e sessões de mentoria realizadas voluntariamente por colaboradores da Renault.
“O Geração Futuro me trouxe muitos aprendizados de habilidades profissionais e pessoais, que levarei para toda a vida. Hoje, me sinto mais preparada para buscar meu primeiro emprego. Sou muito grata por ter tido esta oportunidade!”, reforça Maria Rita Santos Viana, aluna da turma 5.
O Geração Futuro Jovens Talentos foi desenvolvido pelo Instituto Renault em parceria com a Unilehu (Universidade Livre para a Eficiência Humana), e conta com o apoio da prefeitura de São José dos Pinhais.
“A Prefeitura de São José dos Pinhais tem orgulho em fazer parte de uma parceria tão rica como esta, que trará oportunidades de futuro e novos caminhos para nossos jovens. Educação transforma o mundo”, afirma Assis Manoel Pereira (Professor Assis), vice-prefeito de São José dos Pinhais.
“A Unilehu tem muito orgulho em ser parceira neste projeto tão importante para nossos jovens. Ao acompanhá-los de perto, é nítida a mudança que o programa traz em suas vidas. Estamos contribuindo para transformar suas realidades por meio da educação”, reforça Aline Gonçalves, gerente de Inclusão da Unilehu.
Em 2022, esta modalidade do Geração Futuro passou por uma reformulação de logomarca e ganhou o complemento “Jovens Talentos” no nome. A evolução ocorreu em função da ampliação do programa Geração Futuro, que ganhou também a versão Profissionalizante, com foco na formação profissional em mecânica automotiva, lançado no dia 11/07/2022, reforçando o compromisso do Instituto Renault com a educação.
Sobre o Instituto Renault
A nova estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social.
Nos últimos 10 anos, o Instituto Renault já impactou mais de 830 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável. Com a nova estratégia Socioambiental, reestruturamos os pilares para Inclusão e Segurança no Trânsito.
Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.
O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 96 mil pessoas desde 2005.
A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações em gastronomia e costura para promover a geração de renda, a AMARB formou 171 pessoas em 2021, contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.
Outro projeto importante na região é o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. São 196 jovens formados em cinco turmas do programa. Dentre as quatro turmas anteriores, 82% dos jovens formados já estão empregados.
Na Segurança no Trânsito, a Renault é signatária do “Programa Laço Amarelo” e promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 260 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.
Além disso, contribuindo significativamente para a redução das emissões de carbono, a Renault já comercializou mais de 500 veículos 100% elétricos no Brasil.
Conheça mais sobre o Instituto Renault:
Informações
Renault do Brasil
Sala de Imprensa