Inovações e soluções ampliam participação da Cummins no mercado de ônibus

Inovações e soluções ampliam participação da Cummins no mercado de ônibus

Companhia cresce 15 pontos percentuais no primeiro semestre de 2021 e detém 32,4% de marketshare

O desenvolvimento de motores sob medida, o suporte avançado de engenharia para integração em todos os processos de produção, incluindo a contribuição e o know how com o ciclo da operação impulsionaram a Cummins no mercado de ônibus em que registra crescimento de quase 15 pontos percentuais no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2020. Atualmente a companhia detém 32,4% de marketshare contra 17,9% entre janeiro e junho do ano passado.

Atualmente a Cummins atende ao segmento com sete opções de motores eletrônicos Euro V (ISF 2.8, ISF 3.8, ISB 4.5, ISB 5.9, ISB 6.7, ISL 8.3 e ISL, de 9 litros), de classes Premium, com a vantagem da solução integrada de motores, componentes (turbos, filtros) e sistemas de pós-tratamento, priorizando ampliar o intervalo de manutenção, além de redução do consumo de combustível e níveis de emissões.

De acordo com Fernando Santos, supervisor de Engenharia de Aplicações da Cummins Brasil, a perfeita adequação de nossos produtos para este segmento requer um desenvolvimento sob medida e dedicado para a aplicação, considerando principalmente o ciclo de operação destes veículos no caso do transporte urbano, de embarque e de desembarque. “Neste caso, a resposta do motor precisa ser mais rápida na saída, oferecendo melhor dirigibilidade para o motorista e, consequentemente, mais conforto aos passageiros, isentando ainda o equipamento com aquela sensação de trepidação”, afirma Santos.

Para isso, a companhia oferece a solução de turbocompressor da Cummins Turbo Technologies, o Holset Dual Stage (tecnologia de duplo estagio), desenvolvida 100% pelo time de engenharia brasileiro para aplicações de ônibus urbanos, capaz ainda de suportar altas altitudes acima de 2 mil metros.

Além disso, a tecnologia de dois estágios disponível atualmente na versão ISF 3.8, podendo ainda ser empregada nas outras motorizações da Cummins para o segmento, integra o processo de calibração do motor, mais especificamente na estratégia de injeção de combustível na camara de combustão, reduzindo o desgaste de peças e, consequentemente, contribuindo com a manutenção do veículo.

“As aplicações de ônibus urbano são mais severas que o caminhão, por exemplo. E por isso buscamos melhor resposta do motor no que se refere a torques elevados em rotações mais baixas, ou seja, em carga plena ele atinge as rotações mais altas com mais agilidade, eliminando a variação que tende a provocar maior desgaste de peças rotativas, além de reduzir o aumento da fadiga nos componentes internos do motor, com mais controle da oscilação de pressão”, explica Santos, que reforça o uso de materiais mais nobres nos turbocompressores para estas aplicações.

O suporte técnico no processo de integração do motor e equipamento também é outro grande diferencial da Cummins neste segmento, que atua com as engenharias integradas para oferecer soluções personalizadas, incluindo testes em campo e o trabalho em conjunto para o alinhamento perfeito do motor x máquina. A Cummins traz a vantagem da experiência global nestas aplicações, com os Centros de Desenvolvimento no Brasil e no mundo capazes de realizar simulações para o sistema de arrefecimento e de suportação do motor dedicados ao projeto do cliente.

“Nosso diferencial como fornecedor é trazer a nossa capacidade, a nossa força interna, com predição virtual inclusive de qual será o desempenho do veículo e, dentro deste processo de certificação, dividir o nosso conhecimento de todos os sistemas que interagem com o motor, por meio de ferramentas que auxiliam a correta especificação, e, posteriormente com a execução dos testes para validações”, diz Santos.

Por meio da eletrônica embarcada e dos sensores no veiculo, a Cummins programa relatórios, atestando e comprovando que o veículo está de acordo com o mercado brasileiro e global, contribuindo com as exportações, além de todo o suporte em emissões”, diz Thelma Hayashi, especialista em Vendas da Cummins Brasil.

Cummins Brasil – Maior fabricante independente de motores Diesel, componentes e grupos geradores, é uma corporação de unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas, incluindo sistemas de combustível, turbos, filtragem, soluções para emissões e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país desde 1974, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pickups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Sua principal unidade fabril, com capacidade de produção de 500 unidades de motores por dia, está localizada no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores, turbos e soluções de emissões. E em Bonsucesso, a unidade Filtration. Para mais informações, acesse ao nosso site www.cummins.com.br.

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Juliana Sih

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO