“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Indústria de duas rodas acelera rumo aos 2 milhões e ganha protagonismo no Brasil

Marcos Bento, presidente da Abraciclo, foi o entrevistado do Linha de Montagem AutoData

11/06/2025

Por Márcio Stéfani

O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, foi o convidado desta quinzena do programa Linha de Montagem. Participou de uma conversa franca sobre os rumos e desafios da indústria de motocicletas no Brasil, um setor que não para de crescer desde o fim da pandemia e que, em 2025, deverá alcançar a marca de 1,8 milhão de unidades produzidas no ano.

Durante a entrevista Bento analisou os principais fatores que vêm impulsionando o avanço consistente do segmento, como o papel das motocicletas nos serviços de entrega, o aumento do uso de scooters pelo público feminino e a importância dos consórcios para sustentar o ritmo de vendas diante dos juros elevados em vigor.

O executivo também falou sobre a evolução tecnológica das motocicletas produzidas no País, que já atendem ao padrão Euro 5 e contam com diferenciais como a tecnologia flex, além de apontar os desafios para o avanço da eletrificação no mercado brasileiro.

Com destaque para o papel da Abraciclo nas discussões com o poder público sobre segurança no trânsito e competitividade internacional, a entrevista abordou ainda as expectativas dos fabricantes para 2026, quando a produção poderá ultrapassar a marca dos 2 milhões de unidades, aproximando-se do recorde de produção registrado em 2011.

Fonte: AutoData

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?