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Incentivo para veículos elétricos só com produção local, diz governador de SP

01/11/2024

Governador de SP, Tarcísio de Freitas, posa ao lado do CEO da Toyota, Evandro Maggio, e Rafael Chang, CEO da Toyota América Latina

Hoje, apenas veículos com motores híbridos ou movidos a biometano são contemplados na esfera estadual em medidas de fomento

Por Bruno de Oliveira

O governo de São Paulo sinaliza para a concessão de incentivos que podem beneficiar montadoras de veículos instaladas no Estado.

O governador Tarcísio Freitas afirmou na quinta-feira, dia 31, durante um evento da Toyota em Sorocaba (SP), que o Estado estuda incentivos além dos já propostos pela atual gestão.


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Tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei de autoria do governador que sugere a isenção do pagamento do IPVA para modelos híbridos, movidos a biometano ou hidrogênio.

Caso a lei seja aprovada, as empresas que já produzem no estado algum dos veículos citados serão beneficiadas.

Com a possibilidade de concessão de mais incentivos, ou mesmo sua extensão para outros segmentos, como veículos elétricos, outras montadoras também poderiam ser contempladas, desde que iniciem a produção desses modelos no Estado.

Esse é o caso da GWM, por exemplo, que já possui fábrica em Iracemápolis (SP) e deve começar a produção CKD de modelos elétricos já no próximo ano.

“A gente sempre vai incentivar à medida que os investimentos venham para estimular a cadeia e novos produtos. Vamos estimular aquilo que é produzido no Estado de São Paulo. Estamos oferecendo outros incentivos em termos de ICMS para que possamos implantar novas cadeias produtivas aqui”, declarou o governador.

Atrelar os incentivos à produção local agrada algumas montadoras, enquanto outras mostram resistência.

Em um evento que marcou o anúncio de investimentos da General Motors no país, interlocutores da empresa afirmaram à reportagem, em off, que esse tipo de critério prejudicaria o processo de descarbonização do Estado como um todo.

Essas fontes argumentam que tal medida poderia desequilibrar a concorrência, uma vez que, segundo elas, o mercado local ainda não possui volumes suficientes para justificar a produção local de veículos elétricos.

Com o anúncio da produção de um modelo híbrido no país, os veículos da GM, no entanto, podem passar a integrar a lista dos possíveis beneficiados pela isenção de IPVA no estado.

Por outro lado, há empresas que investem na importação de veículos elétricos ou mantêm a produção em outros estados, como a Ford e a BYD, respectivamente. Essas estratégias, portanto, deixam essas empresas fora do incentivo que poderá ser concedido pelo maior mercado consumidor do país.

Mas, para essas marcas, nem tudo está perdido. Afinal, a prefeitura da cidade já isenta do IPVA os modelos elétricos, o que é um benefício, ainda que limitado.

Fonte: Automotive Business

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