“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

IGP-M acumula inflação de 25,71% em 12 meses, revela pesquisa da FGV

28/01/2021

Vista do Edifício Copan, região central

Em janeiro de 2020, o acumulado era de 7,81% (Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro / Foto: © Rovena Rosa/Agência Brasil)

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado no reajuste de contratos de aluguel em todo o país, registrou inflação de 2,58% em janeiro deste ano. A taxa é maior que a de dezembro do ano passado (0,96%). Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV) informou hoje (28), o IGP-M acumula inflação de 25,71% em 12 meses. Em janeiro de 2020, o acumulado era de 7,81%.

A alta da taxa de dezembro para janeiro foi puxada pelos preços no atacado, medidos pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo, que subiram 3,38% em janeiro ante uma alta de 0,90% em dezembro.

O Índice Nacional de Custo da Construção também teve alta de dezembro (0,88%) para janeiro (0,93%).

O Índice de Preços ao Consumidor, que mede o varejo, teve queda na inflação, ao passar de 1,21% em dezembro para 0,41% em janeiro.

Fonte: Agência Brasil – Edição: Kleber Sampaio (https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-01/igp-m-acumula-inflacao-de-2571-em-12-meses-revela-pesquisa-da-fgv)

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?