Por Victor Bianchin
O iFood Pedal, programa que fornece bicicletas a entregadores por preços de aluguel acessíveis, anunciou que deve chegar a uma frota de 3 mil bikes em operação até o final de julho de 2025. Ou seja, quase o dobro da frota atual, que é de 1.700 veículos.
A expansão acontece, em parte, por iniciativa da Tembici, que é parceira do iFood desde a inauguração do programa, em 2020.
Bikes do iFood Pedal chegam a duas novas capitais
Novas capitais também devem passar a receber o programa a partir deste mês: Curitiba (PR) e Salvador (BA). Elas se somam aos outros municípios onde o iFood Pedal já estava presente: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Recife (PE).
Essas cidades oferecem também a possibilidade de alugar bicicletas mecânicas, com retirada e devolução nas estações fixas.
Outra novidade é que a startup Bliv passa a integrar o iFood Pedal, oferecendo 700 e-bikes para entregadores. A empresa já operava em João Pessoa e Guarulhos (SP) e agora estará presente no ABC Paulista e em Barueri, ambas na região metropolitana de São Paulo. Ela oferece um modelo de aluguel que inclui os serviços de manutenção, monitoramento e suporte.
Segundo Tomás Martins, CEO da Tembici, entregadores que usam e-bikes são 53% mais produtivos que aqueles com bicicletas convencionais próprias. Além disso, 50% dos entregadores que usam bikes elétricas compartilhadas permanecem no iFood, contra 30% dos que usam o modelo compartilhado tradicional.
Segundo dados divulgados pelo iFood em 2023, em média 800 mil pedidos são entregues de bike todo mês e há mais de 5 mil entregadores ciclistas ativos.