“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Hyundai mostra SUV elétrico Ioniq 9 no Salão

Em testes no País, modelo de sete lugares será apresentado pela primeira vez na América Latina durante o evento

21/11/2025

Por Soraia Abreu Pedrozo

A Hyundai apresentará durante o Salão do Automóvel de São Paulo, realizado de 22 a 30 de novembro no Distrito Anhembi, seu primeiro SUV elétrico de sete lugares, Ioniq 9. O veículo, em período de testes na região, tem chances de chegar ao mercado brasileiro “em breve”.

Segundo Rodolfo Stopa, diretor executivo de produto, a autonomia do modelo poderá chegar a até 620 quilômetros no ciclo WLTP graças à bateria de 110,3 kWh: “Este é o maior alcance para um carro já produzido pela Hyundai, assim como a plataforma, de 3m13, também é a maior já fabricada por nós”. 

Stopa afirmou que é possível recarregar de 10% a 80% da bateria em 24 minutos utilizando carregador rápido de 350 kW. Com 422 cv e 70 kgfm o modelo alcança de zero a 100 km/h em 4,9 segundos.  

A disposição interna do Ioniq 9 traz, na segunda fileira, a possibilidade de acomodar três ocupantes com banco inteiriço ou dois ocupantes em assentos individuais, que podem ser giratórios. Desta forma a segunda e a terceira fileira ficam de frente uma para outra, simulando uma sala de estar. O encosto ainda pode ser totalmente reclinável.

O SUV elétrico tem a tecnologia VL2, vehicle-to-load, tecnologia que permite que a bateria de um veículo elétrico forneça energia para aparelhos externos, funcionando como gerador portátil. Dá para ligar uma cafeteira, por exemplo.

O modelo vem, ainda, com dez airbags, duas telas de 12,3 polegadas cada e onze funções do sistema ADAS, incluindo o novo controle adaptativo de cruzeiro que antevê rampas e curvas.

Fonte: AutoData

Informes