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Honda e Hyundai lideram avaliação em pesquisa de satisfação do cliente

Estudo considerou as avaliações de mais de 11 mil clientes que compraram carros novos em 2024

11/06/2025

Por Caio Bednarski

Com base em mais de 11,8 mil avaliações onlines de quem adquiriu um carro novo, um estudo da Decoupling do Brasil, empresa de análise de dados, Honda e Hyundai foram as montadoras mais bem avaliadas em 2024. A marca japonesa atingiu nota de 8,19 e a coreana chegou a 8,04 de um total de 10 pontos. A média geral foi 7,56. 

O estudo avaliou o desempenho de BYD, Caoa Chery, Chevrolet, Fiat, Ford, GWM, Honda, Hyundai, Jac, Jeep, Nissan, Renault, Toyota e Volkswagen.

Os pontos avaliados envolvem a jornada de compra e o pós-vendas, como site da marca, site da concessionária, primeira ida à revenda e as outras após o primeiro contato, atendimento da loja, comparação de modelos, test-drive, pacotes de acessórios e opcionais, avaliação do usado na troca, negociação, financiamento, primeira revisão.

A Honda recebeu a maior nota em sete destas etapas: comparação dos modelos, escolha de acessórios e opcionais, avaliação do usado, negociação, financiamento, assinatura de contrato e entrega do carro. Já a Hyundai foi a mais bem avaliada em outros quatro pontos: pesquisa no site da marca, recepção na concessionária, test-drive e entrega de documentos.

Na ponta de baixo do estudo apresentado pela Decoupling ficaram a Renault e a GWM, com notas abaixo da média, de 6,84 e 7,08, respectivamente. A marca francesa registrou nota menor do que a média em todos os quesitos avaliados, sendo que a sua nota mais baixa foi na avaliação do usado na hora da troca, com 6,28, seguida pela pesquisa no site da concessionária com 6,51. 

O ponto mais crítico da pesquisa é a realização da primeira revisão ou manutenção na concessionária, que gera a maior insatisfação dos clientes: além do custo e da burocracia eles não desejam fazer o processo lá. Desta forma Leandro Guissoni, professor da FGV e cofundador da Decoupling, entende que existem oportunidades para as montadoras avançarem:

“Esta atividade não gera valor para o cliente e há oportunidades para as montadoras buscarem inovações que os ajudem neste processo, como mais agilidade, transparência no orçamento, facilidades para agendar a revisão ou na hora da retirada do carro. São pontos que podem trazer mais conveniência para os consumidores”.

De acordo com ele o que separa as marcas mais bem avaliadas da média geral e das com as piores notas na questão da primeira revisão, é que elas entendem o momento da jornada de compra como uma oportunidade crucial para reter o cliente, fazendo com que ele volte para as próximas revisões. Nesse quesito a Jeep registrou a maior nota, com 8,41, seguida pela Honda com 8,32 e pela Hyundai com 7,85.

Para realizar este estudo a Decoupling utilizou a inteligência artificial generativa por meio da plataforma Decomposer, desenvolvida pelo professor Thales Teixeira, que dá aulas na Universidade da Califórnia e já passou pela Harvard Business School, em parceria com Leandro Guissoni.

Veja abaixo a montadora mais bem avaliada em cada quesito da pesquisa:

Pesquisa no site da marca – Hyundai
Pesquisa no site da concessionária – Toyota
Primeira visita – BYD
Próximas visitas – Jeep
Recepção – Hyundai
Comparação de modelos – Honda
Test drive – Hyundai
Escolha de acessórios e opcionais – Honda
Avaliação do usado – Honda
Negociação – Honda
Financiamento – Honda
Assinatura de contrato – Honda
Entrega do carro – Honda
Entrega de documentos – Hyundai
Primeira manutenção – Jeep

Fonte: AutoData

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