Por Caio Bednarski
Com base em mais de 11,8 mil avaliações onlines de quem adquiriu um carro novo, um estudo da Decoupling do Brasil, empresa de análise de dados, Honda e Hyundai foram as montadoras mais bem avaliadas em 2024. A marca japonesa atingiu nota de 8,19 e a coreana chegou a 8,04 de um total de 10 pontos. A média geral foi 7,56.
O estudo avaliou o desempenho de BYD, Caoa Chery, Chevrolet, Fiat, Ford, GWM, Honda, Hyundai, Jac, Jeep, Nissan, Renault, Toyota e Volkswagen.
Os pontos avaliados envolvem a jornada de compra e o pós-vendas, como site da marca, site da concessionária, primeira ida à revenda e as outras após o primeiro contato, atendimento da loja, comparação de modelos, test-drive, pacotes de acessórios e opcionais, avaliação do usado na troca, negociação, financiamento, primeira revisão.
A Honda recebeu a maior nota em sete destas etapas: comparação dos modelos, escolha de acessórios e opcionais, avaliação do usado, negociação, financiamento, assinatura de contrato e entrega do carro. Já a Hyundai foi a mais bem avaliada em outros quatro pontos: pesquisa no site da marca, recepção na concessionária, test-drive e entrega de documentos.
Na ponta de baixo do estudo apresentado pela Decoupling ficaram a Renault e a GWM, com notas abaixo da média, de 6,84 e 7,08, respectivamente. A marca francesa registrou nota menor do que a média em todos os quesitos avaliados, sendo que a sua nota mais baixa foi na avaliação do usado na hora da troca, com 6,28, seguida pela pesquisa no site da concessionária com 6,51.
O ponto mais crítico da pesquisa é a realização da primeira revisão ou manutenção na concessionária, que gera a maior insatisfação dos clientes: além do custo e da burocracia eles não desejam fazer o processo lá. Desta forma Leandro Guissoni, professor da FGV e cofundador da Decoupling, entende que existem oportunidades para as montadoras avançarem:
“Esta atividade não gera valor para o cliente e há oportunidades para as montadoras buscarem inovações que os ajudem neste processo, como mais agilidade, transparência no orçamento, facilidades para agendar a revisão ou na hora da retirada do carro. São pontos que podem trazer mais conveniência para os consumidores”.
De acordo com ele o que separa as marcas mais bem avaliadas da média geral e das com as piores notas na questão da primeira revisão, é que elas entendem o momento da jornada de compra como uma oportunidade crucial para reter o cliente, fazendo com que ele volte para as próximas revisões. Nesse quesito a Jeep registrou a maior nota, com 8,41, seguida pela Honda com 8,32 e pela Hyundai com 7,85.
Para realizar este estudo a Decoupling utilizou a inteligência artificial generativa por meio da plataforma Decomposer, desenvolvida pelo professor Thales Teixeira, que dá aulas na Universidade da Califórnia e já passou pela Harvard Business School, em parceria com Leandro Guissoni.
Veja abaixo a montadora mais bem avaliada em cada quesito da pesquisa:
Pesquisa no site da marca – Hyundai
Pesquisa no site da concessionária – Toyota
Primeira visita – BYD
Próximas visitas – Jeep
Recepção – Hyundai
Comparação de modelos – Honda
Test drive – Hyundai
Escolha de acessórios e opcionais – Honda
Avaliação do usado – Honda
Negociação – Honda
Financiamento – Honda
Assinatura de contrato – Honda
Entrega do carro – Honda
Entrega de documentos – Hyundai
Primeira manutenção – Jeep
Fonte: AutoData