“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Honda CG muda tudo para continuar a mesma

23/10/2024

Moto líder disparada há décadas chega à décima geração totalmente reformulada

Por George Guimarães

Moto mais vendida no Brasil desde a década de 70, quando começou a ser fabricada aqui, a Honda CG chega à sua sua décima geração com evoluções acentuadas no visual e em vários aspectos técnicos. Apresentada nesta quarta-feira, 23, a linha 2025 estará nas revendas da marca a partir de novembro para provar que se pode e deve mexer em time que está vencendo, sim!

Somente no ano passado, a linha CG, que conta com quatro versões — Start, Cargo, Fan e Titan, —, alcançou 419 mil licenciamentos, quase o dobro da segunda colocada Biz, outra Honda veterana. Sozinha, a CG respondeu por praticamente 27% de todos os emplacamentos de motocicletas registrados em 2023.

Mesmo assim, a marca entendeu que era momento para uma nova evolução plena. Do painel ao motor e quadro, da suspensão aos farois e lanternas traseira, passando pelo tanque de combustível que abriga agora 14 litros, a CG recebeu melhorias importantes. Inclusive, pela primeira vez em sua longa história, freio ABS, ainda que disponível somente na roda dianteira da topo de gama Titan.

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Mas não a custo zero para o consumidor. Pela versão de entrada Start, que agora tem freio a disco na dianteira, a Honda cobra R$ 16,2 mil, ante R$ 14,6 mil da geração anterior, 11% a mais. O preço da Titan subiu 10%, para R$ 19,2 mil. A Cargo, mais dedicada ao trabalho, teve aumento menor, pouco acima de 8% e custa agora R$ 17,2 mil.

Além das mudanças comuns a todas as versões, inclusive no assento e painel de instrumentos com computador de bordo, as duas superiores foram beneficiadas por novo farol de LED, tecnologia utilizada também nas lanternas traseiras das demais opções.

Versões e preços

Start – R$ 16.194,00
Cargo – R$ 17.175,00
Fan –  R$ 17.723,00
Titan – R$ 19.230,00

Para adequar seu principal produto à legislação de emissões Promot 5, a Honda trabalhou nosmotor de 160 cc, que na configuração flex ficou menos potente e agora desenvolve 14,7 cavalos com etanol — 14,4 cavalos com gasolina — e teve o torque reduzido de 1,54 kgfm para 1,43 kgm. As CG 160 2025 tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem.

Produzido em Manaus, AM, desde 1976, é o veículo a motor mais vendido na história da indústria nacional. Com os muitos avanços da décima geração, tem tudo para seguir com esse título sem qualquer ameaça e, especialmente, sustentar a hegemonia entre as motocicletas por muito anos ainda.

Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação

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