“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Grupo Universal aposta no marketing de vendas para continuar crescendo

21/03/2022

Mesmo com a retração do setor automotivo nacional, alavancada pela queda da produção de automóveis, alta do dólare aescassez de semicondutores automotivos, bem como os impactos da pandemia de Covid-19, o Grupo Universal Automotive Systems projeta um cenário otimista para 2022, apontando crescimento para os próximos anos.  A empresa, que completou 45 anos em janeiro, é referência no mercado de aftermarket automotivo.  

“Temos mais de 42 milhões de veículos circulando nas ruas do país, em um mercado que movimenta anualmente cerca de R$ 100 bilhões. Nosso foco será ampliar cada vez mais a presença neste mercado. Será um dos anos mais importantes de nossa história recente. O degrau será alto, mas hoje somos uma empresa de grande porte, acima da barreira de R$ 300 milhões/ano em faturamento”, afirma André Belfort, CEO do Grupo Universal Automotive Systems.

Para continuar crescendo, de forma a fortalecer e aumentar a sua presença no setor de reposição de peças automotivas, como um dos pilares estratégicos, a companhia aposta no marketing alinhado a vendas. “No marketing do Grupo Universal, uma parte do nosso trabalho é de longo prazo. Quando falamos de construção de marca, de reputação, de onde a empresa quer chegar daqui a cinco anos, tudo isso é parte do trabalho do foco de marketing, mas por outro lado, também colocamos bastante da nossa energia no resultado de curto prazo. No dia a dia, estamos focados na realização de estratégias para aumentar nossas vendas”, explica Niva Sesana Gomes, diretora de marketing do Grupo Universal Automotive Systems.   

Segundo Niva, o perfil do Grupo Universal está alinhado ao marketing atual, que prevê a realização de estratégias que visam tanto atributos relacionados a construção da marca quanto inovações e ações com foco em um crescimento rápido via marketing de resultados. De acordo com a executiva, a meta da companhia é quase duplicar o faturamento até 2022. “O marketing não foca exclusivamente no planejamento e investimento para construção de valor a longo prazo, embora seja uma parte importante das nossas atribuições. No dia a dia, somos parceiros inseparáveis do time de vendas para obter resultados positivos e sustentáveis. Os nossos objetivos são exatamente os mesmos – vender, sempre com a melhor rentabilidade possível, e assim o trabalho de marketing e vendas são complementares”, ressalta a diretora.

Com a missão de ajudar a empresa a ter um crescimento sustentável, a área de marketing atua em várias frentes, como, por exemplo, marketing promocional, marketing de resultado, trade de marketing, além de outras modalidades que visam auxiliar no crescimento da empresa, e na interlocução e comunicação com diferentes públicos.

Outras iniciativas

Além do investimento em marketing, alinhado a contemporaneidade, a empresa tem um olhar importante para inovações tecnológicas, e outros temas, em especial a discussão de políticas de diversidade e de ESG (environmental, social and governance – ambiental, social e governança, em português).

Para este ano, o Grupo Universal Automotive Systems aposta em forte desenvolvimento na área de tecnologia e também no fortalecimento de duas novas linhas de produto. “Estas duas linhas têm forte potencial de crescimento estratégico e de alto valor agregado”, destaca Belfort.

Entre os anos de 2019 e 2021, a companhia cresceu no EBITDA – um dos indicadores financeiros usados para medir os resultados de uma empresa – em mais de 700%. “Isso é um dos motivos pelo quais muitas empresas e fundos nos procuram”, comenta o CEO da companhia.

SOBRE O GRUPO UNIVERSAL AUTOMOTIVE SYSTEMS

O Grupo Universal Automotive Systems (antiga Universal Maçanetas), nascido pela paixão por automóveis, está no mercado há 45 anos. Focado, inicialmente, na distribuição de maçanetas e fechaduras, ao longo de sua trajetória identificou novas oportunidades de negócio e passou não somente distribuir, mas também a fabricar os próprios produtos, além de expandir a atuação para outras linhas do segmento, lançando e adquirindo outras marcas.

Atualmente, são 27 mil produtos, que atendem mais de 48 montadoras e incontáveis veículos das linhas leve e pesada, além da exportação para mais de 20 países. Entre as linhas de produtos estão UNI1000®️ – Divisão Química; Electric-Life®️ – Lâmpadas e Elétrica; Univel®️ – Indústria Metalúrgica; Universal®️ – Ferragens; Uniflex®️ – Borrachas de Vedação, Guarnição e Mangueiras; Unick®️ – Tampas Automotiva; Micro®️ – Máquinas do Vidro, Amortex®️ – Suspensão, Direção, Transmissão e Amortecedores (Suspensão e Mola a Gás), e Micro®️ Palhetas. 

São 700 colaboradores distribuídos entre a matriz, unidade industrial (Osasco/SP) e os Centros de Distribuição (SP e GO), que totalizam mais de 50 mil m² de área construída. 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Race Comunicação
Rodrigo Freitas | Danilo Nascimento | Maira Manesco
Telefone: (11) 94039.5658
E-mail:  imprensa.grupouniversal@agenciarace.com.br

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?