“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Grupo italiano salva Recaro da falência

10/12/2024

Famosa no Brasil, Recaro teve falência decretada em 2024

Tradicional fabricante de bancos havia decretado o fim das operações em outubro

Por Vitor Matsubara

A Recaro, uma das fabricantes mais tradicionais de bancos e componentes para o setor automotivo, pode ser salva da falência. É o que indica um acordo assinado pela empresa com a Proma.

Com isso, o grupo italiano de investidores especializado em autopeças assumirá o negócio. E deve retomar as operações da Recaro por toda a Europa a partir de janeiro de 2025.

A falência da Recaro havia sido decretada em julho e o fim das operações da empresa foi anunciado em outubro. Desde então, o sindicato dos trabalhadores da indústria automotiva alemã travava uma batalha com a empresa para definir o futuro dos empregados.

Promessa da Proma é de manter funcionários da Recaro

Ainda não se sabe, porém, quantos dos 215 funcionários da sede alemã em Kirchheim, no estado de Baden-Württemburg, serão mantidos.

“O Proma Group vai manter vários funcionários dos departamentos originais de vendas e tecnologia da Recaro Automotive Germany, cuja sede ficará na região de Stuttgart. Isso vai assegurar uma fase de transição mais suave para atender às necessidades dos nossos clientes”, afirmou a empresa.

A Recaro garante que não haverá alterações nas operações da companhia na América do Norte e no Japão, regiões onde a marca tem forte presença no mercado de acessórios.

Recaro surgiu em 1906 e fez fama no Brasil

Fundada em 1906, a Recaro Holding GmbH é proprietária do Recaro Group, que controla as várias divisões da empresa – inclusive a Recaro Automotive.

É importante ressaltar que essa divisão é a única que estava com falência decretada, enquanto as demais áreas da Recaro estão em situação financeira estável.

Além de fornecer bancos para automóveis de diversas marcas de renome global, como Aston Martin, Porsche e Cadillac, o Recaro Group fabrica assentos para aviões, cadeirinhas infantis (licenciando o nome para outra companhia) e até cadeiras gamer.

A Recaro Automotive havia sido vendida em 2011 para a Johnson Controls. Mudou de mãos cinco anos depois, quando passou a ser controlada pela Adient. Uma nova venda ocorreu anos mais tarde.

No Brasil, a Recaro ganhou fama nos anos 80 e 90 ao fornecer bancos para alguns dos carros esportivos mais cobiçados do país, como Ford Escort XR3, Volkswagen Gol GTi e Chevrolet Kadett GSi.

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?