Embora tenha se popularizado pelo uso em chassis, rolamentos e cubos das rodas, a aplicação de graxa em áreas externas dos carros, como dobradiças de portas, capôs e porta-malas, pode ser necessária também para garantir o bom funcionamento das articulações e evitar ruídos incômodos nos veículos. Quando a estrutura que demanda lubrificação está diretamente em contato com a pintura do veículo, no entanto, é preciso redobrar a atenção no processo de lubrificação semissólida, porque o uso inadequado de graxas pode trazer consequências indesejadas, como manchas permanentes ou perda de brilho.
O problema ocorre, principalmente, quando o produto utilizado não é compatível com superfícies pintadas ou contém aditivos agressivos que reagem quimicamente com o verniz automotivo. Além disso, o excesso de graxa e a aplicação descuidada facilitam o escorrimento, atingindo áreas visíveis da lataria. Assim, entre os efeitos mais comuns estão o escurecimento da tinta, a formação de marcas difíceis de remover e até a degradação da camada protetora da pintura. Em veículos mais novos, que utilizam tecnologias avançadas de pintura, esses danos podem comprometer não apenas a estética, mas também o valor de revenda do automóvel.
Para evitar transtornos, a recomendação é aplicar o produto corretamente e, de preferência, utilizar graxas de alta qualidade e formuladas especialmente para não agredir superfícies pintadas, conforme ressalta Renata Vitiello, coordenadora de Marketing B2B da marca Mobil. “Uma dica importante é usar um pincel fino e aplicar a graxa apenas no ponto de atrito, com cuidado para que ela não escorra sobre a pintura. E se acontecer, o ideal é limpar imediatamente com um pano seco e macio”, orienta a coordenadora.
Segundo Renata, investir em produtos confiáveis é essencial para manter a integridade estética e funcional do veículo. Exemplo de lubrificação confiável para aplicação sobre a pintura é a Graxa Mobil Ronex MP, que possui alto desempenho e é indicada para aplicações automotivas, que se destaca por sua resistência à lavagem por água, excelente adesividade e compatibilidade com diversos materiais — inclusive superfícies pintadas. Existe um mito de que a cor da graxa, define sua qualidade e performance, mas a verdade é que a cor é definida apenas por um corante adicionado a formulação. Ainda assim, não significa que a cor não tenha seu papel, já que sua coloração promove facilidade de visualização na aplicação, para que não haja excessos, erros ou desperdícios
“A combinação de técnica correta e produto adequado é a chave para manter o carro silencioso, funcional e com a pintura impecável. Afinal, pequenos cuidados fazem grande diferença na conservação e valorização do veículo”, conclui Renata.
Sobre os lubrificantes Mobil
Os lubrificantes Mobil estão presentes nos mais diversos segmentos do mercado. Seja levando astronautas para o espaço, movimentando todos os setores industriais, movendo as colheitas de terras agrícolas, fretes terrestres, aéreos e marítimos, movimentando carros, motos e caminhões. Acima de tudo, movimentando pessoas. Por isso, a marca está em constante movimento junto aos seus consumidores, contribuindo com a evolução de suas trajetórias, rumo à novas conquistas. Afinal, se tem movimento, tem Mobil.