Governo libera sistema “take away” na Fase Emergencial para todo Estado de São Paulo


Governo libera sistema “take away” na Fase Emergencial para todo Estado de São Paulo

Com apoio do Sincopeças-SP, governo estadual atende pedido da FecomercioSP. Com isso o comércio pode adotar essa modalidade no mesmo horário estipulado para o drive-thru, entre 5h e 20h

Estabelecimentos e clientes ganharam o direito de praticar o take away durante a Fase Emergencial do Plano São Paulo, em vigor até pelo menos dia 11 de abril no Estado, graças à articulação feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) junto ao governo estadual, com apoio do Sincopeças-SP. Assim, o empresário fica livre de eventuais penalidades, pois essa permissão vale para todo Estado, no mesmo horário estipulado para o drive-thru, entre 5h e 20h.

Com a nova interpretação, o próprio consumidor pode retirar a mercadoria ou o alimento, desde que permaneça na parte externa do estabelecimento, ao ar livre. Porém, continua proibida a concentração ou permanência de pessoas na porta dos estabelecimentos

Saiba mais sobre o posicionamento da Federação na pandemia
Após solicitações da FecomercioSP, optantes do Simples Nacional terão mais três meses para pagar impostos
Novas medidas de apoio aos micros e aos pequenos empresários paulistas atendem a pedidos da FecomercioSP
FecomercioSP reforça pleitos a fim de manter incentivos fiscais de ICMS às empresas de São Paulo

Nesse sistema, chamado de take away, não há entrada do cliente no interior do estabelecimento, ou seja, ele faz o pedido e retira o produto   nas mesmas condições do sistema delivery. A vantagem reside em mais uma opção para atender o consumidor sem colocar em risco a saúde de empregados e clientes. Já o comprador deixa de pegar filas como no drive-thru e fica livre da taxa de entrega do delivery.

A FecomercioSP lembra que os municípios poderão, por iniciativa de seus executivos, adotar situações diferentes às atualmente anunciadas no Plano São Paulo. Por essa razão, a Federação recomenda que sejam observadas as legislações municipais vigentes junto com as regras estaduais.

Como conseguimos essa conquista para as empresas
A FecomercioSP solicitou ao governador do Estado de São Paulo, João Doria, em 31 de março de 2021, em nome dos empresários e do sistema sindical patronal dos setores do comércio de bens, serviços e turismo paulistas, uma avaliação urgente da adoção da modalidade take away para as atividades comerciais consideradas não essenciais no Estado.

A Entidade justificou que a implementação de tal medida possibilitaria o funcionamento dos estabelecimentos sem a circulação interna de clientes, já que a entrega das compras é feita individualmente pelo lojista ou pelo funcionário ao consumidor seguindo todos os protocolos sanitários.

Em resposta formal à FecomercioSP, o Comitê Administrativo Extraordinário de Covid-19 sinalizou positivamente sobre a adoção do take away na presente fase emergencial.

Tal posição foi confirmada em reunião realizada em 1º de abril de 2021, que contou com a presença do subsecretário de Competitividade da Indústria, Comércio e Serviços do Governo do Estado de São Paulo, Eduardo Aranibar.

Aranibar chamou a atenção para a importância de o empresário observar todo o protocolo sanitário vigente, como uma espécie de autofiscalização. Ele informou também que os órgãos estaduais destinados à fiscalização já se encontram orientados quanto à nova interpretação adotada pelo Governo do Estado de São Paulo.

Conheça mais sobre a nossa atuação aqui.

Fonte: FecomercioSP (https://www.fecomercio.com.br/noticia/fecomerciosp-consegue-liberacao-do-sistema-take-away-na-fase-emergencial-para-todo-o-estado-de-sao-paulo)

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO