Governo de SP certifica empresas que adotam políticas de inclusão

Selo Paulista da Diversidade foi entregue a 51 organizações por boas práticas e valorização dos recursos humanos
Governo de SP certifica empresas que adotam políticas de inclusão

O Governador João Doria participou nesta segunda-feira (28), no Palácio dos Bandeirantes, da certificação de 51 empresas com o Selo Paulista da Diversidade, concedido pelo Governo de São Paulo às organizações públicas, privadas e da sociedade civil que desenvolvem ou se comprometem a desenvolver boas práticas de promoção e valorização da diversidade de gênero, raça, orientação sexual, imigrantes ou em situação de refúgio, idosos, deficientes, portadores de HIV/Aids, entre outros grupos.

“O Selo Paulista da Diversidade confere um sentimento de dignidade a todas as empresas e pessoas que vieram até aqui para receber esse prêmio. E esse é o melhor sentimento de um país plural como o Brasil, e sendo um país plural, que esse selo sirva de referência para que outras empresas adotem essa mesma conduta no estado e no país”, disse Doria.

A missão do Programa Selo Paulista da Diversidade não é apenas para destacar empresas que praticam a inclusão da diversidade, mas ajuda a difundir ações com base na experiência das empresas certificadas, provocando mudanças graduais de mentalidade e de atuação no acolhimento da diversidade.

“A diversidade foi uma busca constante da nossa gestão. As mulheres, os negros, os pardos, os indígenas, os jovens, as pessoas com deficiência foram impactadas de forma desproporcional durante a pandemia. E como podemos transformar essa realidade? Com acesso à educação e com as empresas organizando suas ações. E o que é o selo da diversidade? Uma iniciativa do Governo de São Paulo com o intuito de estimular as organizações públicas, privadas e da sociedade civil na gestão dos recursos humanos”, afirmou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

Nesta edição, as organizações receberam o certificado na categoria Adesão, na qual se enquadram empresas que tenham um plano de trabalho que expresse sua política de diversidade, em fase de estudo, desenvolvimento, implementação e avaliação. O selo tem validade de 24 meses e pode ser renovado.

A partir deste ano, empresas localizadas fora do estado de São Paulo, mas que têm ao menos uma filial no estado, podem inscrever seus projetos. O objetivo é fazer com que estas ações promovam a diversidade e beneficiem a população local.

As inscrições ficam abertas permanentemente e podem ser feitas pelo e-mail sediversidade@sde.sp.gov.br. A equipe técnica da SDE encaminhará às interessadas o regulamento com a ficha de inscrição e a relação de documentos para análise.

As iniciativas precisam atender a um ou mais públicos/temáticas elencados nas categorias: Egressos ou em regime do sistema carcerário; Equidade de gênero; Equidade de raça; Infância e Adolescência; Juventude; LGBTQIA+; Pessoa com deficiência; Pessoa idosa; Pessoa imigrante ou em situação de refúgio; Pessoa em situação de rua; Pessoa que vivem com HIV/Aids; Programas transversais que contemplem mais de um grupo; e outros.

São analisadas as seguintes ações:

Gestão estratégica da diversidade – quais ações são executadas para o público minoritário, se são mensurados indicadores, se as políticas de diversidade e inclusão são comunicadas pela organização aos seus colaboradores e como isso é feito;

Gestão de pessoas – se a organização pretende promover ações de diversidade em seu recrutamento ou seleção, treinamento e capacitação, acompanhamento de carreiras, gestão de benefícios ou até mesmo desligamentos;

Gestão de negócios e inovação – são analisadas formas de atendimento ao público e acompanhamento de sua cadeia de valor, se a diversidade e inclusão se estendem a seus fornecedores e colaboradores terceirizados, se a organização apoia ações externas e organizações sociais, como isso é feito e como é a comunicação da organização, se a diversidade e inclusão estão presentes na sua comunicação, seja ela interna ou publicidade externa.

A organização precisa encaminhar no ato de inscrição o plano de diversidade, mas caso esteja em implementação, deve mencionar suas ações com objetivos, metas e o tempo a serem alcançadas.

Fonte: Portal do Governo

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO