“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Google compartilha ações ESG adotadas no Brasil e nos Estados Unidos

26/10/2022

Luiz Maia, coordenador do Comitê ESG, ressaltou a importância de companhias tecnológicas, como o Google, exporem suas ações como forma de servir de modelo para empresas de outros portes (Arte: TUTU)

Empresas de dimensões globais assumem compromissos na mesma proporção no quesito ESG – com políticas voltadas ao meio ambiente e às áreas social e de governança. Iniciativas do Google foram apresentadas na reunião do Comitê ESG da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), no último dia 10 de outubro.

“S” do Google no Brasil

No âmbito Social, no Brasil, Maia Mau, head de Marketing do Google para a América Latina, cita o Next Step, programa lançado em 2009 que eliminou barreiras para a entrada, no programa de estágio da empresa, a jovens sem proficiência no inglês. “Antes do Next Step, não havia participação de pessoas negras quando fazíamos a seleção de estagiários com os critérios usuais, dispondo o inglês como exigência. A abertura do programa mudou esta realidade”, disse a executiva.

SAIBA MAIS SOBRE ESG

Além disso, o Cresça com o Google oferece, há cinco anos, cursos que auxiliam estudantes na entrada no mercado de trabalho. São 800 horas de aula entre os quatro cursos disponibilizados. “Tivemos grupos de formações para mulheres negras e pessoas trans, para a periferia e pessoas com privação de liberdade [encarceradas]. O programa é global e foi trazido para o Brasil atendendo a quatro áreas em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)”, detalhou Maia.

“E” do Google no Brasil

Na área ambiental, representado na sigla por “Environment”, a Google modernizou a busca, o produto mais emblemático da empresa. Então, quando uma pessoa pesquisa por “mudanças climáticas” ou “aquecimento global”, por exemplo, no buscador Google aparece um painel com informações relevantes recomendadas por especialistas da ONU, que trazem links de vídeos e recomendações, com o intuito de facilitar o acesso à informação.

Luiz Maia, coordenador do Comitê ESG, ressaltou, na ocasião, a importância de companhias tecnológicas, como o Google, exporem suas ações como forma de servir de modelo para empresas de outros portes.

“A tecnologia é uma grande ferramenta para o ESG, e o Google mostra como ela alavanca ações voltadas aos itens que compõem a sigla, que praticamente substituiu a palavra ‘sustentabilidade’ no âmbito corporativo”, comentou Maia, do Google.

Ações voltadas ao ambiente empresarial

Confira, a seguir, outros programas detalhados por Maia Mau.

  • Google for Startups Accelerator

Lançado em junho de 2022, selecionou dez startups que trabalham com soluções voltadas à sustentabilidade para receber apoio e treinamento por três meses. A inciativa mostra como a empresa contempla pequenas empresas e negócios em crescimento na busca por soluções novas para mudanças climáticas.

  • Impact! ESG

Uma plataforma gratuita de dados responsável por diagnósticos sobre a percepção dos clientes. Pretende ajudar empresas a avaliar seus posicionamentos acerca da agenda ESG. Foram analisadas 274 marcas para examinar como estão sendo vistas pelo consumidor. “O serviço auxiliará na definição de estratégias dentro da área, dependendo do grau de maturidade de cada companhia, e na melhora da percepção da marca nesta jornada”, explicou Maia.

  • Think With Google

Uma plataforma de artigos de ESG para dar apoio a pequenas e médias empresas. Também são publicadas tendências e outros temas relacionados à sustentabilidade.

Google no mundo

Dentre as ações de âmbito mundial, Maia Mau destacou o auxílio do Google Maps, que busca opções mais sustentáveis de voos e hotéis nos Estados Unidos. Além disso, a ferramenta possibilita a seleção do trajeto de bicicleta levando em consideração a rota com base em ciclovias e ciclofaixas, bem como a opção de rotas verdes para trajetos de carro.

De forma geral, a empresa também é neutra em emissão de carbono desde 2007, com o compromisso de se livrar das emissões do elemento usando fontes energéticas renováveis (ou seja, carbono zero) até 2030.

Quer saber mais sobre a agenda ESG? Conheça as ações e propostas do Comitê ESG da FecomercioSP.

Fonte: FecomercioSP

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?