Gol vai ter carros voadores para percursos de até 160 km

Gol vai ter carros voadores para percursos de até 160 km

Empresa fechou acordo de intenção de compra de 250 aeronaves (Victor Bianchin, AB)

A operadora aérea Gol Linhas Aéreas assinou um acordo de intenção de compra de 250 naves do tipo eVTOL da empresa irlandesa Avolon, que faz leasing de aeronaves. A previsão é que as naves entrem em operação em 2025.

Um eVTOL, também chamado de “carro voador”, é um veículo de pouso e decolagem vertical com motor elétrico. Diversas empresas em todo o mundo desenvolvem tecnologia do tipo, mas ainda não há operação comercial. Os veículos que a Gol pretendem comprar terão autonomia de 160 km e velocidade máxima de 320 km/h.

O negócio foi feito em parceria com a holding brasileira de transporte Grupo Comporte. Em comunicado à imprensa, a companhia afirma que “está provendo os recursos requeridos para investimento nesse projeto, que utilizará a expertise em aviação da Gol para desenvolver a malha aérea utilizando as aeronaves VA-X4 eVTOL”. O modelo citado é desenvolvido pela empresa britânica Vertical Aerospace. Cada unidade comporta quatro pessoas e o piloto.

A parceria incluirá estudo de viabilidade, a certificação da aeronave e a análise da infraestrutura necessária para operar o veículo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e outras autoridades aeronáuticas nacionais e internacionais.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO