Automotive Business
Passado o primeiro semestre em que o mercado brasileiro de veículos leves finalmente comemorou pequeno crescimento de 4,25% na comparação com o mesmo período de 2016, GM/Chevrolet e Ford foram as duas principais vencedoras no ranking das 10 marcas mais vendidas do País, ambas com avanço porcentual de vendas acima de dois dígitos e elevação de participação. A GM conseguiu expandir sua liderança na primeira posição, enquanto a Ford retomou a quarta colocação. Com desempenho oposto, Fiat e Volkswagen continuaram a perder terreno.
A GM segue inabalável no topo do ranking, com 175,8 mil veículos emplacados no primeiro semestre do ano, garantindo alta de 11,6% na comparação com o mesmo intervalo do ano passado, em crescimento quase três vezes maior do que a média de expansão do mercado. A Chevrolet foi a marca que mais ganhou participação no período, 1,17 ponto porcentual, para 17,7%. O bom desempenho é em boa medida dependente de apenas dois carros: o hatch Onix e seu irmão sedã Prisma, que juntos representaram 65% das vendas, somando 114,4 mil emplacamentos.
Apesar de ainda conseguir se sustentar na segunda posição do ranking de marcas, a Fiat foi a maior perdedora do semestre, com queda nos licenciamentos de 6,1% (em oposição à alta do mercado), com quase 135 mil unidades vendidas, e market share reduzido em 1,5 ponto, para 13,61%. As vendas do recém-lançado Argo ainda não fizeram efeito e o carro mais vendido da marca no País, o Mobi, aparece apenas como o oitavo mais emplacado no período, depois vem o Uno em 13º e o Palio em 22º. Assim a Fiat segue se apoiando na boa performance de duas picapes, Toro e Strada, em primeiro e segundo lugares, respectivamente, entre os comerciais leves mais emplacados no primeiro semestre.
Segurando posição em terceiro no ranking, a Volkswagen também segue perdendo terreno. Cedeu 0,73 ponto porcentual de participação na comparação semestre contra semestre, ficando com 12,6%, enquanto as vendas no período apontaram desempenho negativo de 1,46%, com 125 mil emplacamentos. O campeão de vendas da marca, o Gol, hoje é o quinto mais vendido no Brasil, e depois dele o melhor colocado é o Fox, na 11ª colocação, enquanto Voyage e Up! aparecem quase empatados apenas nos 14º e 15º postos, respectivamente.
Com as boas vendas do Ka, terceiro carro mais emplacado do País no primeiro semestre do ano e responsável por pouco menos da metade do desempenho da marca, a Ford conseguiu recuperar a quarta posição do mercado, com 93,5 mil unidades emplacadas, crescimento de 15,8% e ganho de quase um ponto porcentual de market share, para 9,43%, ultrapassando assim Hyundai e Toyota – na primeira metade de 2016 a Ford era a sexta colocada. Também pesou a favor o momento de liquidação, com descontos atraentes, da atual geração do EcoSport, que será substituída por nova versão do modelo no fim deste mês.
A Hyundai, que terminou 2016 na inédita quarta posição do mercado brasileiro, desceu um degrau no semestre para a quinta colocação, perdendo 0,68 ponto de participação, agora em 9,41% – apenas 0,02 ponto atrás da Ford. Foram 93,3 mil emplacamentos no período, em queda de 2,8% sobre o mesmo intervalo do ano passado, mas o HB20 segue sendo o segundo carro mais vendido do País e responde por mais de 50% das vendas da marca coreana no Brasil.
Em sexto no ranking semestral, a Toyota também desceu uma posição no ranking na comparação com o mesmo período do ano passado, mas suas vendas seguem em crescimento, ainda que de tímidos 2,7%, abaixo da média do mercado, com 87,7 mil emplacamentos no semestre. A marca perdeu imperceptíveis 0,13 ponto de participação, está com 8,85%. Renovado no início deste ano, o sedã Corolla segue sendo o campeão de vendas da Toyota, é o sétimo carro mais vendido no Brasil hoje, com cerca de um terço dos licenciamentos da marca e à frente até mesmo do popular Etios, que figura em 12º lugar entre os mais comprados.
Em sétimo lugar, a Renault conseguiu sustentar posição graças às vendas diretas a locadoras, que representaram cerca de metade das vendas da marca no País no semestre. Os emplacamentos somaram 73,4 mil veículos, em alta de 5% alinhada com o desempenho médio do mercado no período. O market share ficou praticamente estável em 7,4%, com desempenho comercial apoiado no Sandero, o quarto carro mais emplacado do País, responsável por mais da metade dos licenciamentos da Renault nesses seis meses.
A Honda segue pregada na oitava posição do ranking de marcas, com 65 mil emplacamentos no semestre, o que garantiu crescimento de 3,66% no período e participação estável de 6,56%. O HR-V segue sendo o modelo mais vendido da marca e o SUV número um do País. Com certa limitação de produção e sem ver mercado suficiente para inaugurar sua segunda fábrica no Brasil, a Honda prefere ficar onde está, sem ganhar nem perder muito.
A Jeep, com o segundo e o terceiro SUVs mais vendidos do País (Compass e Renegade, respectivamente), foi a marca que teve o maior crescimento de vendas no primeiro semestre de 2017, de expressivos 53,4% na comparação com os mesmos seis meses de 2016. Com 40,3 mil emplacamentos no período, ficou em nono lugar no ranking, com market share de 4%, ou 1,3 ponto maior do que o verificado há um ano.
Fechando a lista das 10 marcas mais vendidas do País, a Nissan vendeu 34,1 mil veículos no primeiro semestre, com a segunda maior expansão de vendas, de 38,2%, e ganho de 0,85 ponto de participação, para 3,44%. O Kicks foi responsável por cerca de um terço dos licenciamentos da marca, superando March e Versa – os outros dois Nissan fabricados no Brasil.
Fonte: Automotive Business