Por Vitor Matsubara
A General Motors (GM) deu um pequeno spoiler da Cadillac, marca de luxo que chegará ao Brasil até 2026.
Carros da empresa estiveram no Autódromo de Interlagos, onde aconteceu no último domingo, 13, as 6 Horas de São Paulo.
A corrida faz parte do calendário do Fia World Endurance Championship (WEC), no qual a Cadillac participa na categoria de protótipos, conhecida como Hypercars.
Cadillac deve vender Lyriq e Optiq no Brasil
Os SUVs Lyriq e Optiq estavam no estacionamento do autódromo. Ambos são construídos sobre a plataforma Ultium, que é a base da maioria dos carros elétricos da GM.
O Optiq é feito no México, o que deve facilitar sua chegada ao Brasil pelo acordo comercial entre os países. O veículo tem 4,82 m de comprimento, 2,95 m de entre-eixos, as mesmas dimensões do Equinox EV, e usa dois motores elétricos que entregam potência total de 304 cv.
A bateria de 85 kWh resulta em alcance de 486 km pelo ciclo norte-americano EPA.
Já o Lyriq se aproxima do Blazer EV em termos de porte. São 4,99 m de comprimento e 3,09 m de distância entre eixos.
O veículo é feito nos Estados Unidos e também é impulsionado por dois motores elétricos. A potência é de 522 cv e o alcance chega aos 513 km com uma bateria de 102 kWh.
Oficialmente, a GM não confirma a chegada da Cadillac ao Brasil. Entretanto, o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, gravou um vídeo no qual revela que a empresa está “estudando com alguns consumidores as possibilidades e, por que não, trazer a Cadillac aqui para o Brasil”.
Marca conquistou no Brasil sua primeira vitória do ano
A presença ilustre deu sorte, já que a Cadillac Racing venceu pela primeira vez na temporada 2025, com o carro número 12 compartilhado por Will Stevens, Norman Nato e Alex Lynn.
A equipe ainda fez dobradinha, com o segundo lugar do carro número 38, pilotado por Earl Bamber, Jenson Button e Sébastien Bourdais. O Porsche Penske #5, de Julien Andlauer e Michael Christensen, fechou o pódio.