Por George Guimarães
De Indaiatuba, SP
A Geely está oficialmente de volta ao Brasil a partir desta quinta-feira, 17, após quase uma década de uma curta expericiência limitada a poucas vendas. E com produto e preços que podem e devem, sim, aguçar a curiosidade dos consumidores e até da concorrência.
A marca chinesa já oferece, em pré-venda, o EX5, SUV elétrico de 4,62 metros de comprimento e generoso entre-eixos de 2,75 metros. Até 30 de julho, as duas versões de acabamento PRO e MAX custarão, respectivamente, R$ 195.800 e R$ 215.800, exatos R$ 10 mil do valor que vigorará a partir do dia 31.
A marca limitou o desconto promocional às primeiras 300 unidades negociadas, que, promete a Geely, serão entregues imediatamente após o fim da pré-venda.
Mediante sinal de R$ 5 mil, além de assegurar o preço reduzido, os compradores terão condições de financiamento especiais e poderão optar pela gratuidade de wallbox de 7,4 kW ou de um ano de recarga via aplicativo Mobilize Charge Pass.
Com estilo que chama a atenção nas ruas, o EX5 agrada bastante também pelo acabamento interno, com ótimos revestimentos, quadro de instrumento digital de 10,2 polegadas e um enorme multimidia de 15,4 polegadas.

O pacote de itens de série da MAXx está no nível ou até superior aos dos concorrentes da mesma faixa de preço e perfil de produto, como modelos da BYD e GWM, por exemplo.
Desde a PRO, o EX5 conta com seis airbags, faróis e lanternas traseiras em LED, retrovisores elétricos com aquecimento e maçanetas retráteis, ar-condicionado automático, bancos dianteiros com ajuste elétrico para o motorista e até massageador, carregador de celular por indução e câmera 360 graus, dentre outros recursos.
Mas a opção de entrada deixa a desejar por não dispor de sistemas de assistência à direção, alguns deles presentes em veículos até mais baratos da concorrência. Trata-se de clara estratégia da marca para estabelecer preço 10% menor do que o da MAX.

Os R$ 20 mil a mais, porém, não devem afastar a maioria dos compradores da versão topo, que conta com rodas de 19 polegadas — 18 na PRO —, teto solar, acionamento elétrico do porta-malas e pacote ADAS com, dentre outros, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa de rolagem, reconhecimento de placas, frenagem autônoma de emergência e sensores de ponto cego.
A versão topo tem ainda bancos dianteiros com massageadores e apoio para pernas com comando elétrico, head-up display e iluminação interna personalizável com 256 cores.
Sob o capô, o EX35 é dotado de um único motor elétrico de 218 cv e 32,6 kgfm de torque, alimentado por bateria de 60,2 kWh.
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Pelo peso superior, em função da quantidade de equipamentos adicionais, a autonomia declarada da versão MAX é de 349 km ante 413 km da PRO. A aceleração de 0 a 100 km/h também é prejudica: 7,1 segundos contra 6,9 segundos da PRO.
Maurício Silveira Júnior, diretor de Vendas, não revela qual a meta de licenciamentos do EX5 imaginada pela Geely, nem mesmo por quanto cada uma das duas versões deve responder. “Teremos para entrega o que o mercado demandar”, limitou-se a afirmar o executivo.
A primeira concessionária da marca será inaugurada na semana que vem, em São José dos Pinhais, PR. Até o fim do ano, reafirma Silveira, serão 23 unidades.
A depender da cidade e região, contarão com pós-venda próprio ou compartilhado com a rede Renault — a montadora francesa é a responsável pela importação e vendas dos produtos Geely no Brasil.
Fonte: AutoIndústria – Foto: AutoIndústria