O after.lab, núcleo de pesquisa e inteligência de negócios com foco no aftermarket automotivo, inaugurou um novo e inédito serviço ao mercado brasileiro de manutenção veicular. Foram revelados em cerimônia virtual exibida pela a.tv em 28 de julho os vencedores da primeira pesquisa Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças Regional.
Avaliar o desempenho dos distribuidores de componentes automotivos é uma tradição que a Novo Meio inaugurou em 1996. Desde então, a cada ano a edição nacional da pesquisa Maiores e Melhores atualiza o mercado sobre o desempenho dos principais fornecedores das lojas.
No entanto, ainda restava uma lacuna a ser preenchida: empresas com forte atuação regional acabavam subavaliadas em razão da proposta e da metodologia do estudo, que têm foco nos gigantes que atuam presencialmente por meio de filiais nas cinco regiões do Brasil.
Com o lançamento, em 2022, da edição regional da mais tradicional pesquisa do mercado de reposição, esta lacuna agora está coberta. Tanto as grandes empresas nacionais quanto as forças regionais agora terão parâmetros sólidos para aprimorar seus serviços aos varejistas de autopeças para veículos leves.

Para Antônio Carlos Beiram, diretor da G&B Distribuidora de Autopeças, vencedora da Regional SUDESTE com nota média de 8,70, o principal investimento foi na aproximação com o cliente. “Somos extremamente gratos pela premiação! Como boa parte das empresas brasileiras, sofremos com os impactos que a pandemia nos trouxe, mas jamais deixamos de agir. Sentimos nossa responsabilidade com o mercado e acima de tudo, com as pessoas. Foram anos de muito trabalho, dedicação, inovação e, principalmente, respeito. Respeito ao varejista. Receber esse reconhecimento é um presente para toda a nossa equipe e nos motiva a seguir com ainda mais garra! Sentimos juntos as dificuldades e hoje sentimos o reconhecimento pelo nosso trabalho. Neste período, buscamos estar ainda mais perto de nossos clientes e das fábricas, entendendo as dores de cada um e fazendo o possível para que todos passássemos por esse desafio juntos e mais fortes. Nosso principal investimento foi em tecnologia, principalmente no nosso e-commerce B2B. Buscamos soluções para que o lojista pudesse fazer suas compras 24 horas por dia com a entrega mais rápida do mercado para que nenhuma loja fi casse desabastecida. Toda a nossa equipe se desdobrou para fazer o possível para que atravessássemos esse momento da melhor forma possível. Além disso, de lá para cá, os varejistas passaram a precisar de prazos maiores, atendimento mais eficiente e entregas ainda mais velozes. Com as novidades e facilidades implantadas durante esse período, o volume aumentou. Estamos preparados para atender o lojista presencialmente, por telefone ou e-commerce, segundo a preferência de cada um”, avalia Beiram.
CERIMÔNIA
A premiação aos Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças em cada uma das cinco regiões do Brasil foi realizada por meio de uma cerimônia virtual exibida pela a.tv, o canal de conteúdo em vídeo do aftermarket automotivo – se você ainda não assistiu, o vídeo está disponível no endereço https://www.youtube.com/c/ATVmidia
O evento foi conduzido pela jornalista Dreisse Drielle, apresentadora da a.tv. Para a realização deste estudo, foram entrevistados mais de 1.400 varejistas de autopeças para veículos leves amostrados de forma representativa por região, que avaliaram com notas de 0 a 10 os 21 atributos de desempenho empresarial propostos pela metodologia criada pela Ipsos e aprimorada pelo after.lab. As empresas vencedoras receberão troféus exclusivos criados pela artista plástica Vânia Vergamini.
Nas tabelas a seguir, você conhece os Maiores e Melhores por atributo em cada uma das cinco regiões do Brasil. E, no final, apresentamos o ranking completo da classificação geral, segundo a opinião dos varejistas de autopeças.
Conheça os vencedores da primeira edição da pesquisa
Para eleger os Maiores e Melhores em Distribuição Regional 2022, os mais de 1.400 varejistas de autopeças para veículos leves entrevistados foram convidados a avaliar com notas de 0 a 10 os 21 atributos que integram sete grupos de análise. São eles:
PRODUTO: Qualidade das marcas, Variedade das Marcas e Disponibilidade.
COMERCIAL: Atendimento, Entrega e Equipe de Vendas.
RELACIONAMENTO: Apoio técnico, Garantia e Suporte Promocional.
IMAGEM: Inovação, Evolução e Admiração.
IMPORTÂNCIA: Frequência de Compra, Parceria e Confiança.
PRESENÇA: Competência, Comunicação e Compromisso.
RESPEITO: Legalidade, Ética e Transparência.
As classificações por atributo a seguir consideram a nota média obtida pelos distribuidores em cada quesito. No final, a classificação geral é o resultado da média total da soma dos atributos.
PRODUTO
Qualidade das marcas
NORTE
| MILLANO | 8,80 |
| MELO | 8,79 |
| PEMAZA | 8,66 |
NORDESTE
| AUTOFORT | 9,23 |
| AUTO NORTE | 9,20 |
| LIG PEÇAS | 9,13 |
CENTRO OESTE
| POLIPEÇAS | 8,80 |
| COMANDO | 8,69 |
| CASTRILLON | 8,51 |
SUDESTE
| BARROS | 8,98 |
| COMDIP | 8,84 |
| G&B | 8,76 |
SUL
| EMBREPAR | 8,92 |
| SCHERER | 8,90 |
| TOLI | 8,70 |
Variedade das marcas
NORTE
| MILLANO | 8,40 |
| PEMAZA | 8,37 |
| MELO | 7,56 |
NORDESTE
| LIG PEÇAS | 8,96 |
| AUTOFORT | 8,92 |
| PADRE CÍCERO | 8,85 |
CENTRO-OESTE
| COMANDO | 8,86 |
| CASTRILLON | 8,16 |
| POLIPEÇAS | 8,12 |
SUDESTE
| JAHU | 8,80 |
| G&B | 8,66 |
| BARROS | 8,45 |
SUL
| SCHERER | 8,72 |
| TOLI | 8,60 |
| EMBREPAR | 8,53 |
Disponibilidade
NORTE
| PEMAZA | 8,11 |
| MILLANO | 7,98 |
| MELO | 7,79 |
NORDESTE
| PADRE CÍCERO | 8,54 |
| LIG PEÇAS | 8,46 |
| AUTOFORT | 8,46 |
CENTRO-OESTE
| COMANDO | 8,53 |
| POLIPEÇAS | 7,81 |
| CASTRILLON | 7,70 |
SUDESTE
| G&B | 8,53 |
| JAHU | 8,52 |
| BARROS | 8,40 |
SUL
| EMBREPAR | 8,42 |
| SCHERER | 8,35 |
| TOLI | 8,30 |
COMERCIAL
Atendimento
NORTE
| MELO | 8,79 |
| MILLANO | 8,59 |
| PEMAZA | 7,97 |
NORDESTE
| AUTOFORT | 9,22 |
| AUTO NORTE | 9,12 |
| PADRE CÍCERO | 8,98 |
CENTRO-OESTE
| POLIPEÇAS | 8,79 |
| COMANDO | 8,68 |
| CASTRILLON | 8,49 |
SUDESTE
| BARROS | 9,13 |
| G&B | 9,06 |
| JAHU | 8,96 |
SUL
| EMBREPAR | 9,19 |
| ROLEMAR | 9,01 |
| DPS | 8,90 |
Entrega
NORTE
| MELO | 8,64 |
| MILLANO | 8,53 |
| PEMAZA | 8,15 |
NORDESTE
| AUTO NORTE | 8,65 |
| AUTOFORT | 8,64 |
| DAMPEÇAS | 8,45 |
| PADRE CÍCERO | 8,45 |
CENTRO-OESTE
| COMANDO | 8,66 |
| POLIPEÇAS | 8,43 |
| CASTRILLON | 7,98 |
SUDESTE
| BARROS | 9,02 |
| G&B | 9,02 |
| DISAPE | 8,92 |
SUL
| TOLI | 8,91 |
| ROLEMAR | 8,77 |
| EMBREPAR | 8,76 |
Equipe de vendas
NORTE
| MELO | 9,13 |
| MILLANO | 8,88 |
| PEMAZA | 8,45 |
NORDESTE
| AUTOFORT | 9,16 |
| AUTO NORTE | 9,14 |
| DAMPEÇAS | 9,07 |
CENTRO-OESTE
| POLIPEÇAS | 8,69 |
| COMANDO | 8,67 |
| CASTRILLON | 8,52 |
SUDESTE
| G&B | 9,02 |
| BARROS | 8,98 |
| JAHU | 8,97 |
SUL
| EMBREPAR | 9,13 |
| TOLI | 9,06 |
| ROLEMAR | 8,92 |
| DPS | 8,92 |
RELACIONAMENTO
Apoio Técnico
NORTE
| MELO | 8,66 |
| PEMAZA | 7,88 |
| MILLANO | 7,70 |
NORDESTE
| LIG PEÇAS | 8,31 |
| AUTO NORTE | 8,21 |
| PADRE CÍCERO | 8,20 |
CENTRO-OESTE
| COMANDO | 8,03 |
| POLIPEÇAS | 8,02 |
| CASTRILLON | 8,00 |
SUDESTE
| BARROS | 8,34 |
| G&B | 8,25 |
| COMPEL | 8,02 |
SUL
| TOLI | 8,30 |
| SCHERER | 8,20 |
| EMBREPAR | 8,14 |
Garantia
NORTE
| MELO | 8,73 |
| MILLANO | 8,14 |
| PEMAZA | 7,93 |
NORDESTE
| LIG PEÇAS | 8,37 |
| DAMPEÇAS | 8,34 |
| AUTO NORTE | 8,24 |
CENTRO-OESTE
| CASTRILLON | 8,09 |
| POLIPEÇAS | 7,97 |
| COMANDO | 7,65 |
SUDESTE
| JAHU | 8,05 |
| BARROS | 8,01 |
| G&B | 7,92 |
SUL
| EMBREPAR | 8,41 |
| TOLI | 8,33 |
| SCHERER | 8,32 |
Suporte Promocional
NORTE
| MELO | 7,44 |
| MILLANO | 7,11 |
| PEMAZA | 7,00 |
NORDESTE
| AUTOFORT | 7,64 |
| LIG PEÇAS | 7,40 |
| DAMPEÇAS | 7,25 |
CENTRO-OESTE
| CASTRILLON | 6,82 |
| POLIPEÇAS | 6,79 |
| COMANDO | 6,57 |
SUDESTE
| BARROS | 7,88 |
| G&B | 7,69 |
| COMPEL | 7,58 |
SUL
| ROLEMAR | 8,04 |
| SCHERER | 7,99 |
| EMBREPAR | 7,93 |
IMAGEM
Inovação
NORTE
| MELO | 7,92 |
| MILLANO | 7,82 |
| PEMAZA | 7,66 |
NORDESTE
| PADRE CÍCERO | 8,14 |
| AUTOFORT | 8,09 |
| LIG PEÇAS | 8,08 |
CENTRO-OESTE
| COMANDO | 7,54 |
| CASTRILLON | 7,39 |
| POLIPEÇAS | 7,36 |
SUDESTE
| G&B | 8,13 |
| JAHU | 8,04 |
| BARROS | 7,96 |
SUL
| TOLI | 8,29 |
| EMBREPAR | 8,03 |
| SCHERER | 7,92 |
Evolução
NORTE
| MELO | 7,89 |
| MILLANO | 7,84 |
| PEMAZA | 7,81 |
NORDESTE
| AUTOFORT | 8,10 |
| PADRE CÍCERO | 8,08 |
| LIG PEÇAS | 8,03 |
CENTRO-OESTE
| COMANDO | 7,65 |
| CASTRILLON | 7,43 |
| POLIPEÇAS | 7,38 |
SUDESTE
| DISAPE | 8,32 |
| G&B | 8,14 |
| JAHU | 8,11 |
SUL
| TOLI | 8,24 |
| EMBREPAR | 8,19 |
| ROLEMAR | 8,02 |
Admiração
NORTE
| MELO | 8,56 |
| MILLANO | 8,35 |
| PEMAZA | 8,10 |
NORDESTE
| PADRE CÍCERO | 8,57 |
| AUTOFORT | 8,55 |
| AUTO NORTE | 8,48 |
CENTRO-OESTE
| COMANDO | 8,25 |
| POLIPEÇAS | 8,05 |
| CASTRILLON | 8,00 |
SUDESTE
| G&B | 8,60 |
| BARROS | 8,49 |
| COMDIP | 8,36 |
SUL
| TOLI | 8,33 |
| EMBREPAR | 8,29 |
| SCHERER | 8,17 |
IMPORTÂNCIA
Frequência de compra
NORTE
| MELO | 8,28 |
| MILLANO | 7,96 |
| PEMAZA | 7,52 |
NORDESTE
| AUTOFORT | 8,60 |
| PADRE CÍCERO | 8,39 |
| AUTO NORTE | 8,35 |
CENTRO-OESTE
| COMANDO | 7,79 |
| CASTRILLON | 7,69 |
| POLIPEÇAS | 7,53 |
SUDESTE
| G&B | 8,24 |
| JAHU | 8,09 |
| COMPEL | 7,94 |
SUL
| EMBREPAR | 8,29 |
| TOLI | 8,18 |
| SCHERER | 8,07 |
Parceria
NORTE
| MELO | 8,82 |
| MILLANO | 8,31 |
| PEMAZA | 8,00 |
NORDESTE
| AUTOFORT | 8,74 |
| LIG PEÇAS | 8,63 |
| PADRE CÍCERO | 8,58 |
CENTRO-OESTE
| COMANDO | 8,30 |
| CASTRILLON | 8,12 |
| POLIPEÇAS | 7,98 |
SUDESTE
| G&B | 8,71 |
| JAHU | 8,52 |
| BARROS | 8,41 |
SUL
| EMBREPAR | 8,69 |
| AUTO PRATENSE | 8,56 |
| ROLEMAR | 8,47 |
Confiança
NORTE
| MELO | 8,72 |
| MILLANO | 8,72 |
| PEMAZA | 8,45 |
NORDESTE
| AUTOFORT | 9,18 |
| LIG PEÇAS | 9,07 |
| AUTO NORTE | 9,05 |
| DAMPEÇAS | 9,05 |
CENTRO-OESTE
| COMANDO | 8,69 |
| POLIPEÇAS | 8,63 |
| CASTRILLON | 8,49 |
SUDESTE
| G&B | 9,26 |
| COMDIP | 9,02 |
| JAHU | 8,97 |
SUL
| EMBREPAR | 8,94 |
| AUTO PRATENSE | 8,92 |
| TOLI | 8,89 |
PRESENÇA
Competência
NORTE
| MELO | 8,92 |
| MILLANO | 8,65 |
| PEMAZA | 8,40 |
NORDESTE
| AUTO NORTE | 8,90 |
| DAMPEÇAS | 8,90 |
| AUTOFORT | 8,88 |
CENTRO-OESTE
| COMANDO | 8,75 |
| POLIPEÇAS | 8,71 |
| CASTRILLON | 8,55 |
SUDESTE
| G&B | 9,05 |
| JAHU | 8,91 |
| BARROS | 8,80 |
SUL
| EMBREPAR | 8,91 |
| TOLI | 8,80 |
| ROLEMAR | 8,76 |
Comunicação
NORTE
| MELO | 9,00 |
| MILLANO | 8,42 |
| PEMAZA | 8,12 |
NORDESTE
| AUTOFORT | 8,78 |
| AUTO NORTE | 8,59 |
| DAMPEÇAS | 8,54 |
CENTRO-OESTE
| COMANDO | 8,44 |
| POLIPEÇAS | 8,44 |
| CASTRILLON | 8,20 |
SUDESTE
| G&B | 8,85 |
| BARROS | 8,76 |
| JAHU | 8,59 |
SUL
| EMBREPAR | 8,72 |
| TOLI | 8,72 |
| ROLEMAR | 8,59 |
Compromisso
NORTE
| MELO | 8,95 |
| MILLANO | 8,62 |
| PEMAZA | 8,37 |
NORDESTE
| AUTOFORT | 8,96 |
| AUTO NORTE | 8,88 |
| DAMPEÇAS | 8,86 |
CENTRO-OESTE
| POLIPEÇAS | 8,72 |
| COMANDO | 8,66 |
| CASTRILLON | 8,53 |
SUDESTE
| G&B | 9,05 |
| JAHU | 8,95 |
| BARROS | 8,88 |
SUL
| TOLI | 8,74 |
| SCHERER | 8,68 |
| ROLEMAR | 8,63 |
RESPEITO
Legalidade
NORTE
| MELO | 9,50 |
| PEMAZA | 9,33 |
| MILLANO | 9,18 |
NORDESTE
| AUTO NORTE | 9,45 |
| LIG PEÇAS | 9,42 |
| AUTOFORT | 9,41 |
CENTRO-OESTE
| COMANDO | 9,50 |
| CASTRILLON | 9,44 |
| POLIPEÇAS | 9,40 |
SUDESTE
| BARROS | 9,37 |
| JAHU | 9,36 |
| G&B | 9,22 |
SUL
| TOLI | 9,34 |
| SCHERER | 9,33 |
| AUTO PRATENSE | 9,32 |
Ética
NORTE
| MELO | 9,44 |
| MILLANO | 9,24 |
| PEMAZA | 9,13 |
NORDESTE
| AUTOFORT | 9,48 |
| AUTO NORTE | 9,38 |
| DAMPEÇAS | 9,29 |
CENTRO-OESTE
| POLIPEÇAS | 9,31 |
| CASTRILLON | 9,23 |
| COMANDO | 9,17 |
SUDESTE
| BARROS | 9,46 |
| G&B | 9,35 |
| COMDIP | 9,35 |
SUL
| EMBREPAR | 9,14 |
| SCHERER | 9,13 |
| AUTO PRATENSE | 9,10 |
Transparência
NORTE
| MELO | 9,21 |
| MILLANO | 9,08 |
| PEMAZA | 8,98 |
NORDESTE
| AUTOFORT | 9,34 |
| AUTO NORTE | 9,24 |
| DAMPEÇAS | 9,15 |
CENTRO-OESTE
| POLIPEÇAS | 9,25 |
| CASTRILLON | 9,24 |
| COMANDO | 9,22 |
SUDESTE
| BARROS | 9,24 |
| G&B | 9,22 |
| JAHU | 9,19 |
SUL
| TOLI | 9,17 |
| SCHERER | 9,16 |
| EMBREPAR | 9,10 |
CLASSIFICAÇÃO GERAL
NORTE
| MELO | 8,60 |
| MILLANO | 8,39 |
| PEMAZA | 8,20 |
NORDESTE
| AUTOFORT | 8,75 |
| AUTO NORTE | 8,64 |
| LIG PEÇAS | 8,63 |
| PADRE CÍCERO | 8,59 |
| DAMPEÇAS | 8,53 |
| BEZERRA OLIVEIRA | 8,46 |
CENTRO OESTE
| COMANDO | 8,3952 |
| POLIPEÇAS | 8,2943 |
| CASTRILLON | 8,2181 |
SUDESTE
| G&B | 8,70 |
| BARROS | 8,63 |
| JAHU | 8,58 |
| COMDIP | 8,47 |
| COMPEL | 8,37 |
| DISAPE | 8,26 |
SUL
| EMBREPAR | 8,64 |
| TOLI | 8,62 |
| SCHERER | 8,54 |
| ROLEMAR | 8,48 |
| AUTO PRATENSE | 8,47 |
| DPS | 8,37 |
| VESPOR | 8,19 |
O que nos ensina a pesquisa
Por Marcelo Gabriel, head do after.lab

A pesquisa Maiores e Melhores Regional tem algumas características diferentes do estudo nacional a que estamos acostumados desde 1996. Desta vez, os indicados foram os distribuidores regionais que não se habilitaram no critério ‘distribuidor nacional’, que é aquela empresa que tem ao menos uma unidade em cada uma das cinco regiões do Brasil.
Para elaborar a lista dos indicados, nós utilizamos os dados da pesquisa Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças de 2021 e assim tivemos os participantes por região.
A partir desta indicação, começamos a etapa da coleta de dados e, para isso, utilizamos uma amostragem significativa pela região, não mais pela proporção da frota, como fazemos na pesquisa nacional.
E foram indicados aos prêmios aqueles distribuidores que tiveram pelo menos 25% de citação pelos varejos de autopeças. E aqui cabe uma observação importante: o Brasil é muito grande, quem conhece o mercado de reposição sabe que cada região do país tem suas características. Então, temos perfis das regiões sul, sudeste e nordeste mais ou menos parecidos; quando vamos para as regiões centro-oeste e norte é que encontramos as maiores diferenças. Elas cresceram muito nos últimos 40 ou 50 anos, toda expansão que tivemos da indústria agropecuária no centro-oeste e os movimentos de mineração no norte. E o que a gente encontra? Muitas empresas que atuam no chamado ‘atacarejo’, um perfil de compra semelhante ao distribuidor nacional, ou seja, direto das fábricas, mas a capilaridade na região faz com que essa empresa acabe sendo percebida como concorrente pelos varejistas de autopeças, que foram os nossos respondentes.
Com isso, você pode se questionar observando os resultados se não estaria faltando a empresa A ou B, o que se deve exatamente a esta característica. Olhando sob o ponto de vista do fabricante, pelo volume de compras, sim, as empresas A ou B poderiam estar. Mas quando a gente olha de baixo para cima, do ponto de vista do varejista, as empresas que estão representadas são aquelas que atuam realmente como distribuidores.
Qual é o legado desta primeira edição da pesquisa Maiores e Melhores Regional? A diversidade que temos no sistema de distribuição brasileiro. Vimos nomes bastante conhecidos e o reconhecimento, por parte dos varejistas, de seus fornecedores.
E um alerta importante para quem teve a empresa mencionada: preste muita atenção aos resultados de cada um dos atributos. É ali que você tem a chave para seu planejamento estratégico, entender como seu cliente enxerga você, qual é a percepção que ele tem da empresa dentro destes 21 atributos, que traduzem o cotidiano e as necessidades diárias de cada varejista. Tudo isso é muito importante para a evolução empresarial e o crescimento da sua empresa.
Fonte: Novo Varejo






















