Marca chinesa inicia operações, mas ainda não decidiu onde vai produzir seus carros no país
A GAC está com metas bastante ambiciosas para o Brasil. A nova marca chinesa promete iniciar suas atividades por aqui no primeiro semestre de 2025 e a meta é começar com tudo.
“Nossa intenção é vender sete modelos no país”, revelou Alex Zhou, CEO da GAC Brasil.
Quantidade de modelos pode variar
Apesar das informações um pouco desencontradas até entre os próprios executivos, Zhou antecipou os nomes de alguns modelos que serão comercializados por aqui.
“Vamos ter carros como o Aion ES, o Aion Y e o Hyper HT”, disse o CEO da GAC Brasil. Alguns deles, inclusive, já foram flagrados em transporte por São Paulo (SP), onde provavelmente participaram de clínicas realizadas com clientes em potencial.
Zhou afirmou que o número de modelos oferecidos nos próximos anos pode ser maior ou menor.
“Tudo vai depender da receptividade do público brasileiro. Se a marca for bem recebida, vamos aumentar (a quantidade de modelos). Se não, podemos rever os planos no futuro”.
Local da fábrica ainda não foi definido
Com um plano tão ousado, a fabricante se diz cautelosa para escolher o local de sua fábrica – ou talvez fábricas.
“Futuramente, é possível, inclusive, ter duas ou até três fábricas por aqui. Ainda estamos avaliando (o local) porque o Brasil não é tão fácil assim. Precisamos obter mais informações para completar as regulamentações financeiras e, a partir daí, é que vamos tomar uma decisão”, confirmou Zhou.
A GAC quer se diferenciar de suas futuras concorrentes (inclusive as conterrâneas) pela variedade de motorizações disponíveis em seus carros.
Alex afirmou que a montadora tem planos de produzir veículos com motores de combustão, híbridos flex, híbridos plug-in e elétricos.
A tecnologia híbrida flex, inclusive, será um dos frutos do acordo de colaboração firmado com três universidades públicas brasileiras, que prevê investimento milionário para evoluir a área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da GAC no país.