Por Fernando Miragaya
A estratégia da GAC no Brasil vai começar com três carros elétricos da Aion. A submarca fundada em 2017 será o cartão de visitas de um dos maiores grupos automotivos da China com dois SUVs e um sedã que já passaram pelo crivo de eficiência energética do Inmetro.
Os carros elétricos que a GAC vai lançar aqui e que estão na tabela 2025 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular são os Aion Y, ES e Hyptec HT. Os três modelos, inclusive, vêm sendo submetidos a clínicas de mercado e flagrados Brasil afora.
A autonomia dos carros da Aion que a GAC venderá no Brasil

O Ayon Y é um crossover médio elétrico com 4,53 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos, pouco maior que um Jeep Compass, Na China é vendido com potência de 135 cv e baterias com 63,2 kWh de capacidade.
Serão três versões do SUV à venda no país: sem sobrenome, Plus e Premium. Em todas elas a autonomia pelos critérios do Inmetro fica em 318 km.
O Aion ES, por sua vez, é um sedã médio com porte um pouco maior que o Toyota Corolla. São 4,81 metros de comprimento e 2,75 m de distância entre os eixos.
Serão duas versões sempre com o mesmo motor, que gera o equivalente a 134 cv e é alimentado por baterias de 53,7 kWh. Pelo PBEV, o Aion ES tem alcance de 314 km com uma carga completa.
Por fim, o Aion Hyptec HT, que também será oferecido no Brasil pela GAC em duas configurações. O arrojado SUV-cupê elétrico tem portas traseiras com abertura asa-de-gaivota.
Para cá, espera-se a configuração do modelo com potência de 340 cv, que promete 0-100 km/h em 4,9 segundos. A autonomia do Hyptec, pelo Inmetro, ficarem 362 km.
Além da Aion, GAC vai lançar outros carros e marcas no Brasil

Bom lembrar que em junho de 2024 a GAC revelou investimento de US$ 1 bilhão no Brasil até 2029. Os aportes incluem produção local.
Além disso, a fabricante chinesa prometeu sete carros já em 2025. Inclusive de outras marcas, como a linha de SUVs GS3 e GS4, que usam motores híbridos plug-in.
Fonte: Automotive Business