Para reforçar atuação no mercado europeu, empresa abre escritório em Portugal
A consultoria brasileira em negócios FX Brazil, que realizou suas primeiras inserções no mercado internacional de peças e de componentes automotivos pela América do Sul, comemora seu 10º ano de atuação, agora com a abertura de escritório em Portugal, de onde – em princípio – representará os produtos da norte-americana Flexfab, fabricante de mangueiras de intercooler de silicone, a serem destinados ao aftermarket europeu.
“Com trajetória de mais de 60 anos, a Flexfab vem fornecendo para as maiores montadoras e empresas de alto nível de exigência como a NASA. A ideia é focar nos distribuidores para o mercado de reposição, difundindo a marca e garantindo a presença no mercado europeu. A abertura do escritório em Portugal permitirá à FX Brazil também desenvolver outras operações de comércio exterior, como a das indústrias turcas interessadas em vender para América Latina. É o caso da empresa Formpart, fabricante de componentes de suspensão automotiva para carros de passeio e picapes”, argumenta Camilla França, CEO da FX Brazil, para quem “os dez primeiros anos da consultoria ficaram marcados por nossa persistência em demonstrar, em especial às pequenas e às médias empresas brasileiras, que temos um mundo de negócios lá fora, pouco explorado ou sempre deixado em segundo plano”.
Nas corporações de grande porte, a área de exportação – em geral – já é composta por profissionais dedicados. Há uma cultura de exportação. “Nas pequenas e médias, essa cultura inexiste”, enfatiza França, “daí a importância das consultorias em desenvolver estudos de mercados e oportunidades de novos negócios; acompanhamento em missões comerciais e feiras internacionais, confirmação e acompanhamento de pedidos junto à fábrica; revisão dos documentos de exportação e acompanhamento junto ao despachante; acompanhamento dos processos de entrega com transportadoras/agentes; cobrança de pagamento junto ao importador; acompanhamento de entrega dos documentos originais; capacitação do produto junto aos clientes (palestras técnicas); entre outros procedimentos”.
Nos capítulos estratégia e marketing de exportação, pontos relevantes como estudo de público alvo e definição de posicionamento de mercado, construção ou readequação de marcas, planejamento de comunicação, estratégia de distribuição e negociações com o varejo, também são uma atribuição inerente às consultorias internacionais.
Ainda em comemoração aos 10 anos, até o final do ano, a FX Brazil pretende finalizar a plataforma de e-commerce de peças automotivas para exportação, inicialmente com mais de 500 importadores de peças e de componentes automotivos cadastrados nesse período. “Será um canal friendly com o conceito ´Compre seu produto aqui´, extremamente ágil, já com toda estrutura de comércio exterior implementada”, finaliza França.
Sobre a FX Brazil – Com vasta experiência no desenvolvimento de novos mercados para empresas nacionais e estrangeiras, internacionalizando seus negócios, expandindo atuação no Brasil e no mundo.
Estudo de mercado, customização de produtos e serviços para atender novas possibilidades, além de planejar e executar atividades em mercados nacionais e internacionais, a FX contribui para que nossos parceiros aumentem a geração de negócios e faturamentos. http://fxbrazil.com.br/.
Distribuição
Textofinal de Comunicação Integrada
Tel.: (011) 3849-8633
textofinal@textofinal.com
Koichiro Matsuo – MTb 13224