A fábrica da Nakata em Extrema (MG), marca da Frasle Mobility, colocou em andamento projeto-piloto no qual utiliza a Inteligência Artificial (IA) para aprimorar as condições ergonômicas do colaborador no posto de trabalho, por consequência, trazer benefícios à saúde.
Durante a rotina das atividades, a ferramenta baseada em IA analisa e mapeia, por meio de vídeo, o contexto nos espaços de produção. As informações dos movimentos obtidas permitem identificar eventual problema de postura para, assim, poder promover melhorias contínuas.
LEIA MAIS
→Frasle Mobility anuncia compra da fábrica da subsidiária Jurid
→Frasle Mobility reforça área de Pesquisa e Desenvolvimento
O projeto, por enquanto, já alcançou 8% dos 180 postos de trabalho. O objetivo, no entanto, é de chegar a 100% até 2026. “Os resultados têm sido animadores. Essas melhorias refletem não apenas na eficiência operacional, mas na qualidade de vida das pessoas, demonstrando como a combinação de ergonomia e IA pode gerar ganhos substanciais para a nossa operação”, resume em nota Marcelo Tonon, diretor executivo de Direção e Suspensão da Frasle Mobility.
A partir das análises do sistema IA, a fábrica passou a adotar robôs colaborativos para ganhos em precisão, segurança e produtividade. A área de pintura e embalagem, por exemplo, recebeu robô que atua em conjunto com o trabalhador em atividades de paletização dos produtos.
Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação Frasle Mobility