“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

FPT divulga resultado de testes com seu motor multicombustível

F1C Multifuel consumiu três anos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com Mahle, Unifei, Unesp e UFPA

03/12/2025

Projeto desenvolvido pela equipe de engenharia da FPT em colaboração com os parceiros Mahle, Unifei, Universidade Federal de Itajubá, Unesp, Universidade Estadual Paulista, e UFPA, Universidade Federal do Pará, o motor F1C Multifuel teve sua viabilidade comprovada após quase três anos de teste.

Nos laboratórios do Centro Tecnológico da Mahle em Jundiaí, SP, foram dedicadas mais de 600 horas ao desenvolvimento dos protótipos dos componentes do motor e simulações computacionais, além de 300 horas de testes em dinamômetro, até a validação final do projeto.

Segundo a FPT os ensaios foram essenciais para comprovar a viabilidade do projeto, garantindo não apenas a conformidade das emissões como também a eficiência energética e a confiabilidade necessárias para aplicações reais. 

O motor multicombustível, que opera com etanol, gás natural e biometano, oferece flexibilidade de abastecimento por com dois sistemas independentes de injeção – um para líquidos, etanol, no caso, e outro para gasosos, gás natural ou biometano. Além de ampliar a autonomia dispõe de mais de uma forma de reduzir as emissões.

Fonte: AutoData

Informes