“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

FPT comemora 20 anos da fábrica de Sete Lagoas (MG)

17/12/2020


Unidade, que produz um motor a cada três minutos, abastece as empresas do Grupo CNH Industrial

A fábrica da FPT localizada no complexo industrial de Sete Lagoas (MG) está completando 20 anos de operação. A unidade é responsável pela produção de motores que são fornecidos às empresas que compõem o Grupo CNH Industrial, como Iveco, Case e New Holland.

Atualmente, a planta fabrica as famílias de motores FPT F1A, F1C, NEF e S8000 e é capaz de montar um motor a cada três minutos. Os propulsores equipam diversos segmentos de veículos, desde caminhões e ônibus, até máquinas agrícolas e de construção, além de serem utilizados nos setores marítimo e de geração de energia. A empresa estima que mais de 615 mil motores FPT estão em circulação na América do Sul.

Certificada com o nível prata do World Class Manufacturing (WCM), padrão industrial de manufatura criado e utilizado pelos grupos FCA e CNH Industrial, o processo de montagem da FPT em Sete Lagoas é monitorado por sistemas de controle automatizados de última geração. Além disso, todos os motores são submetidos a testes de dinamômetro, para atestar parâmetros de qualidade e potência, enquanto as salas do banco de provas são realizadas avaliações que monitoram em tempo real os aspectos de vibrações e temperatura.

“Determinamos que o propósito da fábrica seja propiciar a melhor experiência de manufatura para os nossos clientes, visitantes e funcionários. Aplicamos as melhores práticas, criamos ambientes de trabalho cada vez mais produtivos, seguros e intuitivos que garantem a qualidade dos nossos produtos. Temos fluxos logísticos flexíveis para atender com rapidez e assertividade as demandas do mercado”, comenta o gerente de operações da fábrica, Mario Coriale.

A fábrica da FPT no Brasil também alcançou a meta de aterro zero, significando que a unidade recicla 100% dos resíduos com base na metodologia da Pirâmide de 5R – recusa do resíduo (logística reversa), redução, reaproveitamento, reciclagem e recuperação.

“Quanto mais melhoramos a produtividade e a qualidade, eliminando desperdícios, menor será o custo de manufatura. A matriz das melhorias é o WCM, modelo que já está no DNA dos nossos colaboradores. Em cada estação de trabalho há soluções desenvolvidas pelo nosso time”, afirma o diretor Industrial da CNH Industrial, Izidro Penatti.

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?