“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Fórum IQA dissemina qualidade e fortalece a mobilidade sustentável e inovadora

Evento destacou tendências, inovação e estratégias para o avanço da qualidade no setor automotivo

10/10/2025

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva realizou, na última quinta-feira, 9 de outubro, a 11ª edição do Fórum IQA da Qualidade Automotiva, com o tema “Coexistência Tecnológica e o Impacto dos Fatores Globais na Qualidade Automotiva: Navegando em Tempos de Mudança”, em São Paulo (SP). O evento reuniu profissionais, executivos e especialistas para discutir os desafios e oportunidades que moldam o futuro da mobilidade e da qualidade no setor automotivo atualmente.

O Fórum contou com três palestras e três painéis de debates, abordando os efeitos das transformações tecnológicas, regulatórias e econômicas sobre a qualidade e a competitividade das empresas. Sustentabilidade, inovação, digitalização e formação profissional foram os principais eixos das discussões.

Ronaldo Teffeha, Diretor de Comunicação da ANFAPE,
representou a entidade no evento

Abrindo o evento, Natália Fingermann, professora adjunta do bacharelado de Relações Internacionais da ESPM, destacou a corrida por avanços tecnológicos e energia, além do impacto das mudanças demográficas na escassez de mão de obra qualificada. “A mão de obra, infelizmente, não é um processo rápido de investimento, apesar de toda a inteligência artificial e de toda a tecnologia. A gente sempre fala sobre a mão de obra, fala que vamos oferecer agora um curso online, mas, infelizmente, se a gente quer investir em mão de obra de qualidade, é preciso ir além de cursos online. São necessários investimentos com aulas presenciais, recursos financeiros e incentivo à pesquisa e tecnologia.”

Em seguida, Ricardo Roa, sócio-líder do setor Automotivo da KPMG no Brasil, apresentou os pilares que estão transformando a experiência do consumidor no setor, como integridade, personalização, empatia e resolução ágil: “Quando a gente fala de novos comportamentos, 92% dos consumidores atuais buscam um veículo com maior experiência de mobilidade. Com veículos mais tecnológicos e conectados. Nos últimos 2, 3 anos, está sendo, um dos maiores momentos de disrupção do setor automotivo.  Então, você ouviu falando de digitalização, eficiência, eletrificação e necessidade de novas mão de obra para atender todo esse cenário, é um pouco do que a gente vê. E essa transformação é o que a gente vai vendo e de como a gente consegue se adaptar”.

Para finalizar as palestras, Leonardo Machado Rocha, assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro apresentou a Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade (ENIQ) e seu impacto em setores como o automotivo, com foco na inovação.

De acordo com ele, o eixo de governança e integridade é um eixo que comtempla ações de caráter mais estruturantes. “Esse eixo tem o objetivo de consolidar um modelo de governança efetivo que promova a visão sistêmica da Infraestrutura da Qualidade, o fortalecimento institucional, a sinergia e a atuação coordenada dos atores integrada com as pautas prioritárias, a modernização de marcos legais e infralegais, as melhores práticas de integridade e condutas éticas e transparentes”.

Os painéis de debates tiveram início com o tema “Competitividade, Inovação e Desafios no Cenário Global e Brasileiro”, mediado por Gabor Deak, diretor de Tecnologia do Sindipeças. O painel contou com a presença de Maiara Castro, vice-presidente de Qualidade da América do Sul da Stellantis, que destacou como a empresa tem se adequado a esse cenário: “A qualidade não é um departamento, a qualidade não se constrói sozinha, a qualidade é formada por uma cultura, que hoje precisa ser impulsionada pela inovação e pela competitividade. Então, a qualidade, dentro da Stellantis, está no nosso pilar, é a nossa prioridade, está em evolução, e é nisso que estamos trabalhando fortemente neste momento.”

O painel “Digitalização no Setor Automotivo: Como Fatores Globais Redefinem as Concessionárias” contou com a presença de Ricardo Martins, chief administrative officer & vice-presidente para Hyundai Motor Américas Central e do Sul e para Hyundai Motor Brasil, que apresentou como a Hyundai busca sempre estar inovando e se aperfeiçoando, em todas as áreas da empresa  “à nossa cultura, por ser uma multinacional sul-coreana, é sempre buscar inovação a todo momento e essa palavra, inovação, está na raiz”. 

Ricardo Martins trouxe para a discussão como a digitalização é fundamental para a coleta de dados e a formulação de estratégias financeiras e mercadológicas eficazes, citando o Workshop Automation (WA) da Hyundai como exemplo prático de inovação no pós-venda. “Nesse processo que nós temos dentro da Hyundai, o principal ponto é que todo o processo do WA e toda a inovação necessária são otimizados constantemente. Não existe aquele upgrade uma vez por ano para atualizar o sistema. Nós constantemente enviamos para a rede de concessionárias todos os upgrades — sejam softwares, que são muito mais rápidos, sejam equipamentos necessários — para que consigamos trazer velocidade, capacidade de acúmulo de informação e, sobretudo, maior agilidade na análise e retorno, não só para os técnicos da concessionária, mas também para os nossos clientes.”

Outro destaque foi o painel sobre Aftermarket Automotivo, que trouxe à tona a preocupação com a falta de mão de obra jovem e qualificada, além da necessidade de uma educação técnica mais sólida para atender às demandas do setor. Entre os painelistas, Claudio Sahad, presidente do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), ressaltou a importância de acompanhar as grandes mudanças e investir em qualificação: “Quando a gente fala do setor automotivo, nós estamos passando por um momento de grandes transformações, como nunca passamos na história, e precisamos nos adaptar. Se não nos adaptarmos qualificando o nosso pessoal, vamos ficar para trás, obsoletos. Então, temos que olhar para isso com muita atenção.”

Heber Carvalho, presidente do Sincopeças-SP, foi um dos integrantes do Painel do Aftermarket

Prêmio IQA da Qualidade Automotiva

Durante o evento, também foi realizada a 5ª edição do Prêmio IQA da Qualidade Automotiva, que reconheceu os melhores projetos e iniciativas voltadas à melhoria contínua e à inovação.

Na categoria Qualidade Automotiva no Jornalismo, o grande destaque foi de Vitor Matsubara, do portal Automotive Business, que conquistou o primeiro e o terceiro lugar, com as reportagens “Como a IA faz montadoras pouparem dinheiro e até ajudarem a natureza” e “Hyundai quer usar etanol e até lixo para fazer hidrogênio no Brasil”. O segundo lugar ficou com Cosme Gomes da Silva, do Direção Sobre Rodas, pela reportagem “Direção Sobre Rodas”, que apresentou uma análise detalhada sobre os desafios e avanços da indústria automotiva.

Em Qualidade na Inovação e Novas Tecnologias, o primeiro lugar foi conquistado por Antídio de Oliveira Santos Neto e equipe, da empresa Robert Bosch, com o projeto “Circuito Off Road para Sistema de Direção”. O segundo lugar ficou com Marcio Souza e equipe, da ZF Automotive Brasil, pelo projeto “New Smart Glasses”, que destacou o uso de tecnologia inteligente para aprimorar processos e eficiência. Encerrando o pódio, Wagner Habe representando Juliane Maria Vasconcelos Dantas, da Stork Logistics, conquistou o terceiro lugar com o projeto “STORK II”, voltado à inovação em logística e otimização de operações no setor.

Já em Qualidade nos Processos Produtivos, foi a vez de André Mota e sua equipe, da Mercedes-Benz do Brasil, que ficaram com o primeiro lugar com o projeto “Qualidade de Caminhões: a busca pela unidade Zero Falha!”. O segundo lugar ficou com Rodrigo Ramiro, da ZF Automotive, pelo projeto “Redução de Refugo por Defeitos de Fundição”, voltado à otimização da produção e à sustentabilidade industrial. Em terceiro lugar, Iuri Caetano Frederico, da Jaguar Land Rover Brasil, foi reconhecido pelo projeto “EFA – Aplicativo de registro e banco de dados para diagnóstico de falhas elétricas”, que reforça a importância da tecnologia digital na melhoria contínua da qualidade automotiva.

O superintendente do IQA, Alexandre Xavier, compartilhou a satisfação de mais um Fórum IQA concluído: “Discutimos a Coexistência Tecnológica e o Impacto dos Fatores Globais na Qualidade Automotiva em diversos painéis, em diversas palestras, cumprindo o papel essencial do IQA, que é unir e disseminar conhecimento, sempre em uma construção coletiva. É orgulho e senso de compromisso cumprido”.

Sobre o IQA

Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias. Representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (www.inmetro.gov.br) como organismo de certificação, promove treinamentos presenciais e online, conteúdo em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.

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