Ford testa comunicação entre veículos de emergência e semáforos

Com tecnologia, luzes ficariam verdes automaticamente para ambulâncias e viaturas
Ford testa comunicação entre veículos de emergência e semáforos

A Ford anunciou que executou com sucesso um teste de controle de tráfego inteligente para veículos de emergência. A experiência consistiu em equipar um veículo com um sistema que se comunicava em tempo real com os semáforos, fazendo com que eles ficassem verdes e permitissem a passagem.

O veículo de testes, um Ford Kuga híbrido, agiu como dublê de ambulâncias, viaturas e carros de bombeiros em diferentes cenários. Três localidades foram usadas: uma rua com oito semáforos e dois trechos com três semáforos cada, todos na cidade de Aachen, na Alemanha. Simulando as situações de emergência, o carro sinalizava aos semáforos para que mudassem a luz vermelha para a verde, criando um corredor de passagem. Após sua travessia, os semáforos voltavam a funcionar normalmente.

Além disso, o veículo também recebia informações sobre o tempo que levaria para o semáforo transicionar de vermelho para verde ou de verde para vermelho e ajustava sua velocidade de acordo. Por exemplo, ao saber que a luz estava vermelha, o carro diminuía a velocidade para chegar ao semáforo no exato momento em que ela mudaria para verde. Isso também ajudou a prevenir frenagens súbitas.

Benefíicios da tecnologia

A comunicação foi possibilitada pela C-V2X (Cellular Vehicle-to-Everything), uma tecnologia que conecta veículos à infraestrutura viária, a outros carros e a outros usuários da via. O projeto, chamado de Corredor para Nova Mobilidade Aachen-Dusseldorf, foi patrocinado pelo Ministério Alemão para Digital e Transporte.

“Seja um caminhão de bombeiros atendendo a um incêndio ou uma ambulância a caminho de um acidente, a última coisa que alguém quer é que esses motoristas sejam pegos entre outros veículos esperando as luzes mudarem”, disse Martin Sommer, engenheiro de pesquisa da Ford europeia. 

“Controle inteligente de luzes de semáforo ajuda a salvar vidas quando cada segundo conta”, afirmou Michael Reinartz, diretor de serviços ao consumidor e inovação da Vodafone, uma das apoiadoras do projeto. “E também ajuda a reduzir esperas desnecessárias e serve para cortar emissões de CO2”, disse.

Este pode ser um exemplo de como as cidades inteligentes vão funcionar no futuro, algo que fica mais próximo com a chegada do 5G.

Fonte: Automotive Business

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO