Ford EcoSport seminovo já desvaloriza mais que os rivais

Ford EcoSport seminovo já desvaloriza mais que os rivais

Índice de pesquisa de preços da MOBIAUTO aponta que Ford EcoSport seminovo já desvaloriza mais que os rivais

Logo após o recente anúncio da interrupção de produção do Ford EcoSport no Brasil, em janeiro, o consumidor brasileiro pôs-se a especular sobre o que ocorreria com o mais tradicional SUV compacto do mercado nacional, fabricado desde 2003 no país. A Mobiauto, start-up do segmento automotivo que mais cresceu em 2020, apurou o comportamento das cotações nas últimas semanas e pode cravar com clareza: os preços do Ford EcoSport estão despencando no mercado de seminovos.

Baseando-se em seu banco de dados, a Mobiauto concluiu que o Ford EcoSport já conta com uma depreciação acentuada em relação aos principais concorrentes. Tomando-se por base a versão mais vendida de cada SUV, o departamento de Estatísticas da Mobiauto apurou que o EcoSport já oferece uma perda de 8,94% em apenas um ano de uso. Os principais rivais, na média, caem somente 3,04%.

De acordo com o especialista automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto, a queda abrupta de preços do EcoSport revela o excesso repentino de ofertas após a divulgação de encerramento da produção do modelo, que contrasta com a fraca procura no mercado de seminovos. “Na pressa de vender o carro, o consumidor reduz o preço e isso aparece nos cálculos de depreciação. Como parte dos compradores se desinteressou pelo carro, as cotações caem ainda mais”, explica.

Esse desinteresse do consumidor pelo SUV da Ford refletiu-se também nos modelos zero km. Entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, praticamente todas as montadoras nacionais reajustaram os preços de lista. Ao apurar as cotações “reais” de vendas dessas unidades novas, que contêm os índices de reajustes e levam em conta os descontos concedidos no varejo (preços reais de venda), o EcoSport foi o SUV de pequeno porte zero km que conseguiu o menor índice de aumento. “O consumidor não aceita pagar mais caro por um carro prestes a sair de linha”, lembra Castro Jr. O especialista reitera: “Ainda que as diferenças percentuais sejam mínimas, o importante é verificar o viés de cada modelo para determinar a tendência futura de aceitação no mercado”.

A MOBIAUTO – Com o espírito empreendedor das start-ups especializadas em tecnologia, a Mobiauto celebra expressivos resultados de crescimento em 2020 na comercialização virtual de veículos seminovos no mercado nacional. Em menos de dois anos de operação, a empresa já se posiciona como um dos três maiores marketplaces do mercado de automóveis do Brasil, tendo alcançado mais de 5 milhões de acessos mensais.

Fundada em meados de 2019 pelo economista Sant Clair Castro Jr e Guilherme Braga, CTO da empresa, a Mobiauto nasceu com o selo da independência, à medida que é o único grande portal do gênero desvinculado de instituições financeiras. “Nossa missão é sanar as dores do mercado, com classificados amigáveis e melhor experiência de navegação do setor. Não vendemos financiamentos. Até oferecemos esse produto, mas ele não é o core do nosso negócio”, diz.

Informações
Edu Pincigher
eduardo@pincigher.com
e-Pincigher Comunicação Corporativa
Cel. 11 99464 9356 

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO