Além da chegada do Bronco, Mustang Mach 1 e Ranger Black no próximo ano, a Ford confirmou um investimento de US$ 580 milhões na nova geração da Ranger, programada para chegar em 2023
A Ford vai dar sequência à ampliação da sua linha de produtos no Brasil e na América do Sul em 2021. Além da linha Transit, anunciada recentemente, ela confirmou o lançamento do Bronco, família global de SUVs, da série especial Mustang Mach 1 e da Ranger Black, nova versão da picape.
O anúncio foi feito por Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais, que também compartilhou suas perspectivas para a economia e o ambiente de negócios em 2021.
Watters teve um encontro virtual nesta manhã com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, para confirmar um investimento de US$ 580 milhões na nova geração da Ranger, programada para chegar aos mercados da América do Sul em 2023. O investimento inclui uma ampla modernização da fábrica de Pacheco e aumento significativo da localização de peças.
“Em 2021, vamos continuar a focar em segmentos em crescimento nos quais podemos competir para vencer e melhor atender nossos clientes. Acredito que o ambiente de negócios do setor automotivo continuará a ser altamente desafiador no próximo ano. No entanto, vamos enfrentar esse desafio de frente e continuaremos a transformar nosso negócio para ser financeiramente sustentável. Esta é a nossa prioridade e foco”, disse Watters.
Desafios
Lyle Watters chamou a atenção para os grandes desafios ainda enfrentados pelo setor automotivo, incluindo a redução significativa dos níveis de vendas e produção. As moedas locais se desvalorizaram significativamente este ano, aumentando as pressões de custo – o real brasileiro em 20% e o peso argentino, em torno de 30%. A utilização da capacidade de produção de todo o setor é de apenas 40%.
“Nesse ambiente, a liquidez continua a ser uma questão chave, não só para a Ford mas para toda a indústria, agravada pela baixa disponibilidade e alto custo do crédito”, afirmou.
Segundo Watters, a expectativa é que a atividade econômica na América do Sul se recupere gradualmente em 2021, com o retorno aos níveis de produção e vendas de 2019 somente em 2023.
“Esperamos uma indústria em torno de 2 milhões de unidades em 2020 no Brasil e de 320–340 mil unidades na Argentina. Para 2021, nossa projeção é de 2,5 milhões de unidades no Brasil e pouco mais de 400 mil unidades na Argentina”, completou.
Novos produtos
Na América do Sul, os futuros produtos anunciados dão uma boa indicação dos planos da Ford para a região, com foco em segmentos em crescimento nos quais a marca pode competir para vencer.
A Transit, que será produzida no Uruguai e é reconhecida por sua capacidade, tecnologias avançadas e baixos custos operacionais, vai fortalecer a competitividade da Ford no segmento de vans comerciais. Van mais vendida do mundo, a Transit é líder do segmento nos EUA e na Europa, onde recentemente a nova versão elétrica E-Transit foi adicionada ao portfólio.
A Ranger Black é uma versão adicional da picape voltada ao uso urbano, com estilo robusto e sofisticado, criada para um segmento de consumidores que precisam superar os desafios das grandes cidades.
O Mustang Mach 1 é uma edição limitada com motor V8 que historicamente se tornou um símbolo de alto desempenho. Ele faz uma ponte entre o Mustang GT e as versões Shelby, trazendo décadas de experiência da Ford Performance, com vários componentes do GT350 e do GT500.
Entre outros avanços, o novo Mach 1 vem com uma tunagem especial desenvolvida para as pistas e estilo único, combinados com os recursos mais avançados de conectividade.
O Bronco é outro ícone que a Ford vai trazer para a América do Sul. A nova família de SUVs oferece excepcional performance e capacidade off-road, além de recursos inteligentes de conveniência, tecnologias avançadas de assistência ao motorista, pacote superior de segurança e um passo à frente em conectividade.
“São veículos que atendem diferentes clientes e segmentos, mas todos têm em comum a conectividade, que estará disponível progressivamente em diferentes países”, disse Watters. “Essa tecnologia traz grande funcionalidade e expande as possibilidades de oferecer uma ampla gama de serviços para atender e superar os crescentes desejos e expectativas dos consumidores.”
Ford Academy
Outro anúncio importante feito pela Ford, que se tornará realidade em 2021, é a Ford Academy, centro de treinamento desenvolvido junto com o SENAI, parceiro da Ford há mais de 40 anos. A instalação, localizada em São Paulo, estará conectada com a Ford Academy Argentina e a Digital Academy, fornecendo em conjunto treinamento e desenvolvimento para todas as operações e parceiros da Ford América do Sul.
“A Ford Academy é um centro multifuncional de aprendizagem e treinamento para impulsionar a mudança cultural em um mundo em rápida mudança, atendendo ao nosso desejo de nos tornarmos uma empresa centrada no consumidor, promovendo a tecnologia e a inovação com o objetivo de tornar a vida dos consumidores melhor”, disse Watters.
Sobre a Ford Motor Company
A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan. A companhia projeta, fabrica e comercializa uma linha completa de carros, picapes, SUVs, veículos eletrificados e veículos de luxo da marca Lincoln, além de fornecer serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company, e está buscando posições de liderança em eletrificação; soluções de mobilidade, incluindo serviços de condução autônoma; e veículos conectados. A Ford emprega aproximadamente 187.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações e notícias sobre a Ford Brasil, visite o site https://media.ford.com
Imprensa Ford
Para mais informações e imagens, acesse nosso site ou entre em contato com LUCAS REIS (lreis19@ford.com) ou LUCAS SANTOS (lsant295@ford.com)