“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Financiamento de veículos tem melhor desempenho em 14 anos

Em novembro foram vendidas com crédito 623 mil unidades, 3% acima do mesmo mês em 2024

19/12/2025

Em novembro foram vendidos a prazo 623 mil automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motos, novos e usados. O volume financiado supera em 3% o do mesmo mês em 2024 e, de acordo com a B3, que opera o sistema nacional de gravames, marca o melhor resultado para novembro desde 2011.

Os veículos usados seguem liderando o mercado, com 398 mil unidades financiadas em novembro, e os modelos novos responderam por 207 mil unidades. O financiamento de motos avançou 16% com relação ao mesmo período de 2024, e o de automóveis e comerciais leves recuou 0,5%.

De janeiro a novembro foram financiadas as vendas de 6,6 milhões de veículos, 1,2% acima do acumulado do ano passado, equivalente a 76 mil unidades a mais. Assim como ocorreu em novembro nos onze meses 4,2 milhões de veículos foram usados e 2,4 milhões novos.

Veículos novos e usados desvalorizam

Segundo o monitoramento mensal da Tabela Auto B3 a desaceleração dos preços continuou em novembro para a maioria dos segmentos de novos, em menor escala para picapes compactas e crossovers. Após breve pausa em outubro, os valores dos usados também voltaram a cair.

Os automóveis 0 KM tiveram desvalorização média de 0,8% com relação a outubro, dando sequência às retrações ao longo do segundo semestre, impulsionadas pela boa oferta nas concessionárias e pela pressão por descontos diante da manutenção de estoques elevados. No acumulado dos últimos doze meses a queda dos veículos novos alcançou 5,5%.

Os usados com até cinco anos mostraram desvalorização média de 0,5% no mês passado, acumulando queda de 4,1% nos últimos 12 meses. O desempenho fraco do mercado de novos em novembro aumentou a oferta de veículos, o que também pressionou para baixo os preços dos usados.

Fonte: AutoData

Informes