As vendas de motos por meio de financiamento no Brasil subiram 10,3% em agosto de 2025 em relação ao mesmo mês de 2024, segundo dados da B3. Na comparação com julho, o crescimento foi de 6,5%, confirmando a força do segmento de duas rodas.
Em contrapartida, os autos leves tiveram queda de 4,5% frente a agosto de 2024 e de 5,6% em relação ao mês anterior. Já os pesados apresentaram retração ainda mais acentuada: -9,9% sobre julho e -15,9% na comparação anual.
No #ABX25 você confere os debates mais estratégicos do setor automotivo e da mobilidade
No total, o mercado de financiamento de veículos, que engloba motos, leves e pesados, somou 622 mil unidades em agosto. Esse volume representa redução de 1,5% frente ao mesmo mês de 2024 e de 2,7% em relação a julho.
No acumulado de 2025, até agosto, foram financiados 4,669 milhões de veículos novos e usados, incluindo todos os segmentos. O resultado mostra leve queda de 0,4% frente ao mesmo período do ano passado, o que equivale a 20 mil unidades a menos.
Apesar do recuo geral, o desempenho de agosto foi o melhor do ano em termos de média diária. Foram 29,6 mil veículos financiados por dia útil, número superior até mesmo ao registrado em 2024, considerado um ano forte para o setor.
Para Daniel Takatohi, superintendente de produtos de financiamentos da B3, o resultado confirma a resiliência do mercado. “O desempenho mostra que o setor continua aquecido, superando inclusive o excelente resultado do ano anterior”, afirmou.
Fonte: Automotive Business