“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Fiat Strada ganha apenas uma estrela em avaliação de segurança

21/10/2022

Fiat Strada durante o teste de colisão na avaliação de segurança feita pelo Latin NCAP

Líder de vendas no mercado brasileiro, a Fiat Strada recebeu apenas uma estrela no Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP). O resultado negativo para a picape compacta da marca italiana é atribuído à estrutura instável, airbags laterais de baixo desempenho, diferenças nos assentos entre versões de cabine simples e dupla no impacto traseiro e falta de sistemas de assistência à segurança.

A Fiat Strada produzida em Betim (MG) obteve uma estrela tanto na versão cabine simples como dupla. A simples, equipada com dois airbags frontais e controle eletrônico de estabilidade (ESC) como padrão, alcançou 47,47% de índice de proteção para ocupante adulto, 22,08% para ocupante criança, 40,23% para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 41,86% em sistemas de assistência à segurança. 

Já a configuração cabine dupla, com quatro airbags (dois frontais e dois laterais, de cabeça e tórax) e ESC como itens de série, alcançou 41,39% na proteçãpo a ocupante adulto, 52,96% para passageiro infantil, 40,23% para pedestres e 48,84% em sistemas de assistência à segurança. 

Avaliação de segurança da Strada decepciona

Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, classificou como decepcionante o resultado dos testes com a Fiat Strada e criticou o grupo Stellantis por não realizar no país testes no mesmo padrão de outros mercados.

“A Fiat mais uma vez decepciona com um pobre resultado após o mau desempenho do Argo e do Cronos no ano passado. Estes modelos estão entre os mais populares da região. É preocupante que os fornecedores globais de autopeças continuem a oferecer sistemas de retenção na América Latina sem a robustez esperada para os cenários de teste do Latin NCAP, como fazem para outros mercados, como Europa, Estados Unidos e Austrália”, afirmou.

Teste identifica acionamento incorreto dos airbags laterais

A avaliação de impacto frontal mostrou uma estrutura instável na Strada, especialmente na área dos pés. No teste lateral de poste, os airbags laterais, padrão apenas na cabine dupla, mostraram acionamento incorreto e tamanho reduzido, resultando em medições deficientes de proteção da cabeça e do tórax dos passageiros. 

De acordo com o Latin NCAP, isso implica em alta probabilidade de ferimentos com risco de morte, afetando negativamente o resultado do impacto lateral. Este desempenho do airbag lateral é uma preocupação da entidade que avalia o nível de segurança dos carrps da região.

Stephan Brodziak, presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, destacou que a baixa pontuação da Stellantis é muito ruim em termos de segurança veicular. Para ele, o resultado demonstra uma discriminação do grupo com os consumidores do mercado brasileiro e de países vizinhos.

“Com um modelo tão popular na região, só podemos denunciar a Stellantis por esta prática discriminatória em relação aos consumidores da América Latina e do Caribe. Sabemos que a Stellantis produz carros com padrões de segurança muito altos, mas dado o fraco desempenho demonstrado no teste do Latin NCAP da Fiat Strada, podemos ver que ela está incorrendo na prática perniciosa de duplo padrão em detrimento não apenas dos ocupantes desses veículos, mas da população em geral e da degradação da frota de veículos na região”, pontuou.

Proteção contra “efeito chicote” tem boa avaliação

Já a avaliação da proteção contra o chamado efeito chicote (whiplash) mostrou boa eficiência do banco da versão de cabine dupla, enquanto teve  proteção “pobre” para o assento da configuração cabine simples. Os bancos têm diferenças consideráveis que surpreenderam os coordenadores dos testes.

A proteção dos ocupantes crianças até foi considerada boa nos exercícios de colisão, mas a pontuação geral foi afetada devido à falta de ancoragens e sinalização, pela indisponibilidade em todos os mercados onde o modelo é vendido, quanto aos Sistemas de Retenção para Crianças (SRI) recomendados pelo fabricante, e pela falta de capacidade de desativar o airbag frontal do passageiro de acordo com os requisitos do Latin NCAP.

Ao passo que a proteção para pedestres mostrou um nivel baixo na parte superior da perna. A falta de itens como frenagem autônoma de emergência, sistemas de permanência em faixa, detecção de ponto cego e dispositivos de limitação de velocidade também explicam a baixa pontuação. A opção cabine simples da Strada também carece de aviso de cinto de segurança (SBR) no banco do passageiro.

O que diz a Stellantis

O Latin NCAP avalia a versão mais básica dos modelos em equipamentos de segurança passiva. A organização diz ter perguntado ao grupo Stellantis quais os planos potenciais para melhorar o modelo e corrigir os problemas particulares, mas não obteve resposta.

Procurada pela Automotive Business, a fabricante respondeu  que seus veículos “cumprem as regulações vigentes”.

“A Stellantis afirma seu compromisso com a segurança veicular, desenvolvendo veículos seguros e alinhados com o segmento, além do investimento constante em tecnologias de segurança ativa e passiva. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes”, diz a nota enviada pelo grupo.

Fonte: Automotive Business

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