“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Fiat líder, Hyundai em baixa: confira o ranking de participação de mercado do primeiro bimestre

De todas as marcas top 5 do país, apenas a a italiana aumentou seu market share nos dois primeiros meses do ano

10/03/2025

Por Bruno de Oliveira

O mercado de veículos leves encerrou o primeiro bimestre com poucas mudanças em termos de liderança na comparação com o mesmo período em 2024. Ainda que muitas tenham perdido participação de mercado.

De acordo com dados do Renavam, Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Toyota e Hyundai se mantiveram entre as com maiores em participação de mercado no primeiro bimestre.

No entanto, apenas a Fiat conseguiu evoluir em market share, ao passo que as demais viram suas fatias ficarem menores este ano.

A líder Fiat emplacou um total de 71,7 mil unidades no primeiro bimestre, volume que representou alta de 10% ante o resultado visto no primeiro bimestre do ano passado.

Fiat segue na liderança em participação de mercado

Isso lhe garantiu fatia de 21,49% de participação de mercado de leves, evolução de 0,28 ponto porcentual (pp) sobre o anotado no fim do primeiro bimestre do ano passado.

A segunda colocada, a Volkswagen, emplacou 48,5 mil unidades nos dois meses do ano, alta de 5,4% sobre o resultado do bimestre do ano passado. Sua participação de mercado, portanto, foi de 14,55%, menos 0,43 pp na comparação com a fatia do bimestre de 2024.

Na terceira posição, a Chevrolet emplacou 35,6 mil veículos, 0,57% a mais sobre o volume licenciado no janeiro-feveiro de 2024. A participação de mercado, contudo, foi de 10,68%, retração de 0,85 pp na comparação com a fatia do primeiro bimestre do ano passado.

Hyundai perde participação de mercado no bimestre

Já a Toyota, a quarta colocada do ranking, emplacou 27,470 mil veículos, 1,3% a mais sobre o volume licenciado no primeiro bimestre de 2024. Sua fatia, no entanto, caiu 0,59 pp ante o mesmo período no ano passado, resultando em participação de 8,23%.

A Hyundai, por sua vez, conseguiu se manter no top 5 do ranking de vendas nacional, mas foi a marca que mais perdeu participação de mercado no primeiro bimestre, de 2 pontos porcentuais, resultando em mix de 6,52%.

A marca também apresentou forte queda nos emplacamentos no bimestre. Foram 21,7 mil unidades licenciadas, 17% a menos na comparação com o resultado do primeiro bimestre do ano passado.

Jeep sobe, Nissan desce

Na segunda metade da tabela, destaque para o desempenho bimestral da Jeep. Foram licenciados 18,4 mil veículos da marca, 10,6% a mais sobre o resultado do primeiro bimestre do ano passado, o que a fez saltar da sétima para a sexta posição no ranking nacional de vendas.

A Nissan, por outro lado, caiu da oitava para a décima posição, com 12,4 mil unidades licenciadas. O volume é 4,3% maior do que o registrado no ano passado, mas não teve força suficiente para sustentar a participação de mercado da marca.

A fatia da montadora japonesa caiu de 3,88% para 3,73%, 0,15 ponto porcentual a menos.

Fiat Strada foi o modelo mais vendido no país

A picape Fiat Strada foi o modelo mais vendido no primeiro bimestre, mostraram os dados do Renavam. Até o final de fevereiro foram licenciadas 19 mil unidades.

Os carros mais vendidos foram Volkswagen Polo (13,7 mil unidades), T-Cross (11,8 mil), Fiat Argo (11,4 mil) e Chevrolet Onix (10,2 mil).

Já no grupo dos comerciais leves, além da picape Strada, o top 5 foi composto por VW Saveiro (7,6 mil unidades), Fiat Toro (7,1 mil), Toyota Hilux (6,8 mil) e Ford Ranger (4,8 mil).

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?