Por Vitor Matsubara
A primeira edição da Eletrocar Show começou nesta segunda-feira, 23, em São Paulo (SP). A feira de carros elétricos chama a atenção por reunir algumas marcas novatas.
O evento acontece no Distrito Anhembi (antigo Pavilhão de Exposições do Anhembi), na capital paulista. E divide espaço com a Eletrolar Show, tradicional evento de eletrônicos que está em sua 18ª edição.
Os organizadores esperam que 40 mil pessoas passem pelo local até o dia 26 de junho. No entanto, vale ressaltar que a maioria desses visitantes vão em busca das novidades da Eletrolar.
O evento é aberto para visitação mediante credenciamento, mas é destinado ao público B2B.
Ideia da feira é inserir carros elétricos no mundo da tecnologia
A intenção dos organizadores foi aproveitar o sucesso da Eletrolar para inserir os carros elétricos em meio a um público acostumado com novidades. Essa é a ideia defendida por Juan Pablo de Vera, presidente da Eletrocar Show.
“Os compradores estão aqui e estamos trazendo a indústria automotiva para o maior evento de consumo de eletroeletrônicos do país”, disse.
GWM e novata Farizon estão na feira

Duas montadoras estão presentes oficialmente no evento.
A GWM expõe o Haval H6 e o recém-lançado Tank 300. E a estreante Farizon, marca de utilitários elétricos da Geely.
A empresa vem pelas mãos do Grupo Timber, que também representa a Riddara – outra empresa do conglomerado chinês.
Lecar promete iniciar produção do 459 em agosto de 2026

A brasileira Lecar, que agora promete fabricar um carro híbrido flex, também está no evento com um protótipo em tamanho real do 459.
Segundo a marca, o modelo é movido pelo motor 1.0 turbo fabricado pela Horse (que equipa Renault Kardian e o novo Nissan Kicks) e um motor elétrico de 50 kW (68 cv). A potência combinada é de 165 cv e o torque combinado chega aos 26,3 kgfm.
A empresa diz ter uma lista de 4 mil interessados pelo veículo e que a produção começa em agosto de 2026. Entretanto, até agora a fábrica de Sooretama (ES) não saiu do papel.
Eletrocar começa tímida, mas expectativa é de crescer em 2026
A área ocupada pela Eletrocar ainda é bastante tímida e corresponde a apenas 5% do total. Na prática, o visitante encontra apenas alguns estandes e uma pequena pista indoor de test-drive com alguns veículos.
A ideia é que esse cenário já mude a partir do ano que vem. “Nossa intenção é que, em 2026, a Eletrocar corresponda a 15% da área total de exposição”, disse Juan Pablo.
“Nosso objetivo é promover essa indústria e hoje estamos focados na mobilidade elétrica”, completou Clur.