Falta de gestão adequada é o principal motivo para o fechamento das PMEs


Especialista lista os cinco principais motivos (Por Karin Fuchs)
Falta de gestão adequada é o principal motivo para o fechamento das PMEs

Segundo dados do IBGE, mais de 50% das empresas que são abertas no País fecham as portas antes de completarem cinco anos de vida. Bruna Sullivan, gerente Comercial na G2 Tecnologia, consultoria especializada em SAP Business One, explica que o motivo é a falta de gestão adequada e aqui ela lista os cinco principais desafios a serem enfrentados na hora de consolidar o gerenciamento das pequenas e médias empresas.

Bruna Sullivan, gerente Comercial na G2 Tecnologia

Fluxo de caixa

Neste quesito, ela diz que é fundamental ter um controle do caixa eficiente. “Por ele, a empresa consegue ter uma visibilidade de como está o andamento da produção, entrada, saída e métricas a serem batidas. As informações ali contidas permitem que o empreendedor veja com precisão aquilo que precisa ser melhorado e substituído, possibilitando que as PMEs tenham recursos para crescer e prosperar no mercado”.

E nunca misturar a conta da empresa com a da pessoa física. “Quando iniciamos uma empresa (CNPJ), temos que entender que estamos em um processo profissional, o caixa precisa ser saudável e bem estruturado. Iniciar um empreendimento requer profissionalismo, como identidade visual, conta pessoa jurídica, entender que você passa a ser colaborador de sua empresa e que os valores adquiridos com a comercialização de seus produtos precisam ser contabilizados sem misturar retiradas pessoais. Para que isso seja realizado se faz necessário do uso de um bom ERP. A G2 implementa a solução mais empregada do mundo, que é o SAP B1”.

Estudo de mercado

Ela alerta que um dos grandes erros cometidos pelos administradores é, ao invés de estudarem o mercado, simplesmente vendem seus serviços ou produtos sem ter um direcionamento específico. “Conhecer os possíveis clientes para o seu segmento faz total diferença na hora de impulsionar as vendas de forma estratégica para alcançar os resultados. A melhor dica para o empresário é procurar em seu segmento de atuação as melhores práticas e ajustá-las para a realidade do negócio”.

Investimento em marketing

Conforme Bruna, não há mais como dispensar o uso das estratégias de marketing para as empresas. “Com estes recursos, as PMEs conseguem prospectar um melhor desempenho no reconhecimento de sua marca, divulgando seus serviços para seu público-alvo e, conquistando um melhor desempenho ante a concorrência. É muito importante que a empresa reforce no mercado sua identidade, posicionamento de sua marca em todas as redes sociais impulsionando seu segmento”.

Controle de estoque

Bruna comenta que a falta de um controle assertivo do estoque acaba trazendo ainda mais gastos para o investidor e que para as PMEs esta gestão se torna primordial para atender as demandas de seus clientes, direcionando o foco em distribuir o que já foi produzido para o mercado. “O investimento em um ERP completo e moderno se torna a melhor alternativa para automatizar e elevar a eficiência dos processos internos”.

Ela explica que o ERP auxilia o varejista ou o empreendedor de qualquer outro segmento, permitindo sistemas junto aos seus parceiros e, assim, validar qual produto tem mais saída para que não faça uma compra errônea e mantendo-a sem venda, ou seja, estoque perdido.

Oferta de benefícios

De acordo com ela, a remuneração ofertada deixou de ser o único diferencial valorizado pelos profissionais. Uma ampla oferta de benefícios é extremamente favorável para as PMEs, mas ainda pouco vista no mercado. “Sua disponibilidade possibilitará que as empresas se destaquem, atraiam cada vez mais profissionais qualificados e, acima de tudo, retenham estes talentos para sua maior produtividade”, conclui.

Fonte: Balcão Automotivo

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